Eles podem ajudar no tratamento da sua pele, cabelos e bem-estar

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508732599&_c_=MiGComponente_C

Não tem mais dúvida: eles chegaram para ficar. Mesmo os mais céticos já se convenceram do poder que uma xícara de chá verde exerce sobre a saúde e a beleza das mulheres.

Você certamente já conhece o chá verde, e talvez já tenha ouvido também sobre as maravilhas do chá branco¿ Mas saiba que não são só eles os bons amigos da sua pele, dos seus cabelos e da sua disposição.

Pensando nisso, pedimos a dois especialistas (Clayton Krichinak, chefe de cozinha, e Alexandre Mourão, nutricionista) que nos indicassem outras bebidinhas benéficas para a saúde e para a beleza. O resultado você confere abaixo¿ e no espelho também.

Infusão de maçã (Por Clayton Krichinak)
Comentário do chef: A maçã reforça o sistema imunológico, ajuda a cicatrização, combate o envelhecimento, é desintoxicante e tem altas propriedades antioxidantes, que atuam eliminando os efeitos do mau colesterol.

Ingredientes
1 litro de água
2 maçãs grandes
1 colher (sopa) de suco de limão.

Descascar as maçãs e reservar as cascas. Cortar a polpa das maçãs em cubos médios. Juntar a água e o suco de limão, e levar ao fogo. Deixar cozinhando em fogo brando por meia hora. Coar e servir, adoçando ou não. Se preferir, juntar cravos e paus de canela na hora de cozinhar.

O poder do mate
O mate é um alimento bem completo, cheio de vitaminas. Quem o defende é o chef Krichinak. Essa bebida é estimulante, atuando sobre nervos e músculos e eliminando a fadiga. O efeito estimulante do mate é mais prolongado que o do café, sem deixar efeitos colaterais ou residuais, como a insônia e irritabilidade. A erva-mate também atua sobre a circulação e facilita a digestão, favorecendo a evacuação e mictação.

Além de tudo isso, a erva-mate é considerada ótima para a beleza da pele, exercendo um importante papel na regeneração celular.

Infusão de Carqueja (Por Alexandre Mourão)
Comentário do nutricionista: A carqueja estimula o apetite, e é digestiva e diurética, o que faz com que ela seja de enorme ajuda para a manutenção de uma pele linda e peso adequado. Siga corretamente a maneira de fazer a infusão, para preservar os princípios ativos da erva.

Ingredientes
1 litro de água
1 a 2 colheres de sopa de carqueja
Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar a ferver para valer), apague o fogo. Acrescente a erva Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.

Dica para dar mais sabor à bebida
Para deixar a bebida mais gostosa, você pode combiná-la com cidreira, hortelã, erva-doce, cascas de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca para suavizar o amargor, sem interferir nos seus efeitos terapêuticos.
Faça assim: ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente a carqueja. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe, ensina Alexandre.

Atenção!
O nutricionista pede atenção à quantidade de bebida ingerida. Considere 250ml a 500ml por dia como uma boa quantidade. Todas as substâncias contidas nos chás ou nas infusões têm efeitos benéficos se ingeridas em pequenas quantidades.

Leia mais sobre: chás

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.