Algumas mulheres pintam, outras preferem deixar ao natural; por que eles são tão rebeldes?

Cabelo branco: você tem ou ainda vai ter
Getty Images
Cabelo branco: você tem ou ainda vai ter
Ele aparece quando menos se espera e causa aflição para a maioria das mulheres. Há quem pinte, há quem prefira um look natural. É verdade que o cabelo grisalho já ganhou destaque entre os fashionistas. Passou pela cabeça da top Kate Moss, circulou na passarela da Chanel, e visitou as madeixas da cantora Lady Gaga. Mas enquanto o branco “fake” dita modinha, a versão natural ainda incomoda (e muito) homens e mulheres. Afinal, por que eles são tão rebeldes? Para responder essa e outras dúvidas convidamos Arthur Tykocinski, dermatologista especializado em implantes capilares, Ademir Junior, dermatologista especialista em medicina capilar, Kaka Santos, colorista do salão Ritz, e Marcio Granado, hairstyle da Casa Mauro Freire. Confira!

Por que cabelos brancos são tão rebeldes?
Como o cabelo branco tem pouca proteína, ele é menos maleável, o que dá a sensação de ‘rebeldia’, daí aquele efeito frizz tão chato e indesejável.

Como escolher a melhor tintura?
Alguns tonalizantes não têm poder de cobrir os fios brancos, eles acabam funcionando como uma “maquiagem” que confere nuance e brilho ao look. Quem deseja cobrir totalmente os fios brancos deve apostar nas tinturas mais escuras em tonalidades fechadas, com pouca variação de nuance ou reflexo. Se o branco for muito pouco, dá para tingir fio a fio. Mas se eles estão espalhados pela cabeça, então o melhor é a tintura completa. A única diferença na hora de pintar é que, dependendo da grossura do fio, tem que usar um descolorante mais forte.

O que determina o aparecimento dos cabelos brancos?
A melanina é a proteína responsável pela cor dos fios de cabelo, da pele, das unhas e dos pelos. E quando a produção se esgota, não há mais cor. Isso é algo totalmente genético. Há algumas mulheres que com 30 anos já têm cabelos brancos, por causa dos genes que carregam.

Nervoso e estresse propiciam o surgimento de fios brancos?
Uma vez que a pessoa passa por situações de nervoso e estresse, substâncias químicas e hormônios são produzidos e provocam alteração do comportamento das células, encurtando seu tempo de vida e atividade. Como consequência, as células produzem menos pigmento e por menos tempo. Esse processo pode causar o aparecimento de fios brancos antes do momento natural para aquela pessoa. Lembra quando sua mãe dizia que você estava deixando ela com “os cabelos brancos”? Pois é, isso faz todo o sentido.

Branco fashion da top Kate Moss
Getty Images
Branco fashion da top Kate Moss
Se o fio branco for arrancado, outro nascerá com a cor natural?
Séria muito bom, não é mesmo? Mas isso não é verdade. O cabelo fica branco porque a produção de melanina naquele local se esgota. E sem melanina não há cor.

Há problema em arrancá-los?
Sim. Arrancar pode produzir dano ou calvície de tração, ou seja, de tanto tirar o cabelo à força, não nasce mais novos fios. O cabelo tem uma estrutura, é como uma fábrica que funciona abaixo da pele. Quando o fio é tirado brutalmente, a fábrica é danificada. Então, o cabelo cresce mais fino e irregular, dando uma aparência de frisado.

Pintar pelos brancos do corpo faz mal?
Como os outros pelos são mais próximos da pele, é fácil irritá-la. Se quiser pintar, é preciso tomar cuidado com áreas próximas das mucosas, como a região da vulva, pois são muito sensíveis.

O que acontece se utilizar descolorante no cabelo branco?
Ele vai clarear ainda mais. Mas como os cabelos brancos têm pouca proteína e oleosidade, há o risco de ressecá-los ainda mais.

Por que algumas pessoas não têm cabelos brancos?
Todo mundo vai ter. Só muda a idade, isso é genético. Na maioria dos ocidentais os fios começam a aparecer na faixa dos 40 anos. Em geral, os orientais e os negros têm cabelos brancos mais tarde, por volta dos 60 anos.

Existe alguma forma de evitar os fios brancos?
Não. Todo mundo vai ter um dia. Faz parte da vida. É claro que as mulheres podem fazer tratamentos nos salões de beleza que deixam o cabelo branco com um aspecto mais saudável ou o pintam completamente. E, hoje em dia, muitos homens têm feito reflexo invertido que dá uma aparência natural ao cabelo. O processo é parecido com o reflexo das mulheres: são feitas algumas mechas, porém, de cor escura. A técnica diminui a quantidade de fios brancos e ainda dá aquele charme próprio do Richard Gere.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.