Como hidratar o cabelo gastando pouco

Trate os fios com agentes naturais poderosos. Confira receitas caseiras para rebater o ressecamento e a falta de brilho

Livia Valim e Cáren Nakashima, especial para o iG São Paulo |

O verão pede cuidados especiais com o cabelo, mas também produtos naturais e leves. Por isso reunimos cinco receitas maravilhosas que foram testadas e aprovadas por profissionais. E o melhor: é fácil de fazer e custa muito pouco.

Getty Images
Hidrate o cabelo em casa com produtos naturais
Máscara nutritiva
Basta uma visitinha ao supermercado para fazer a receita do cabeleireiro Marcio Mello, do salão carioca Éclat. Misture um copo de iogurte natural, duas colheres (sopa) de mel e uma colher (sopa) de óleo de amêndoas. Depois de lavar o cabelo, com as mechas ainda úmidas, aplique a máscara no comprimento e nas pontas. Massageie os fios e deixe agir por 20 minutos. “Para potencializar os resultados, use touca térmica ou toalha molhada quente”, diz Marcio. Depois é só enxaguar bem e conferir o resultado.

Hidratação total com coco
O coco verde – aquele que compramos na praia – é um excelente aliado para revitalizar cabelos ressecados e fragilizados. Bata no liquidificador a água e a polpa do coco natural. “Aplique essa pasta nos cabelos lavados e deixe agir por 15 minutos, no mínimo”, explica Ramon Quinhones, do Absolute Cabeleireiros, em São Paulo. Enxágue e aguarde os elogios!

Óleo poderoso
Mais barato que o “ouro marroquino”, o óleo de gergelim é um bom substituto. “Nutre, hidrata e até desintoxica o couro cabeludo”, conta Roseli Siqueira, especialista em cosmética natural. A profissional recomenda usá-lo de 15 em 15 dias ou sempre que os fios apresentarem ressecamento. Comece besuntando as madeixas com o óleo, coloque uma toalha molhada quente e deixe por até 10 minutos. Lave muito bem com xampu e condicionador. Se quiser desintoxicar o couro cabeludo, aplique o óleo de gergelim também na região e massageie. “Ele ajuda a remover as crostinhas causadas pela dermatite seborreica. Você nem vai precisar de xampu anticaspa”, garante.

Loiros brilhantes
Quer intensificar o brilho nos cabelos dourados? A dica é da hairstylist Sonia Nesi, do Rio de Janeiro. Junte uma colher (café) de óleo de rícino, uma ampola de vitamina A (você encontra facilmente em perfumarias) e uma gema de ovo. Bata todos os ingredientes no liquidificador até virar um creme e aplique com um pente. Deixe agir por 10 minutos e enxágue.

Água mineral para finalizar
Essa dica é tão boa quanto simples. Leve uma garrafinha de água mineral para o banho e faça o último enxágue do cabelo com ela. “Intensifica ainda mais o brilho”, sugere Sonia. Também é bacana lançar mão da água mineral após o mar ou piscina.


CURTA A PÁGINA DO DELAS NO FACEBOOK E SIGA O @IGBELEZA NO TWITTER

Leia tudo sobre: cabelohidratação

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG