Estrutura grandiosa, serviços exclusivos e nomes estrelados da beleza encantam artistas e clientes generosas

Tratamentos para os cabelos atraem clientes que se interessam por outros serviços
David Santos Jr / Foto Arena
Tratamentos para os cabelos atraem clientes que se interessam por outros serviços
Mais que um visual atualizado, salões de beleza podem oferecer experiências de luxo. Em bairros valorizados de São Paulo e Rio de Janeiro, experts das tesouras recebem artistas e mulheres bem-sucedidas entre poltronas italianas, lavatórios automassageadores e terraços aconchegantes. São construções de até dois mil metros quadrados que reúnem os melhores profissionais do mercado.

Cortar o cabelo com um top hair stylist (e só cortar mesmo) pode custar até R$400. O valor aumenta muito se forem somados os serviços básicos adicionais como lavagem, escova e uma hidratação rápida. A grife e o selo de garantia, no entanto, parecem justificar o investimento. Prova disso são as salas sempre cheias e as filas de espera pelo atendimento com os profissionais mais badalados de, no mínimo, dez dias.

Quem chega para cuidar do cabelo acaba ficando um pouco mais – ou muito mais. Nos salões de beleza de luxo é possível comprar joias, ler revistas importadas e comer bem. Em São Paulo, um cardápio exclusivo do Spazio Gastronômico serve as clientes do Studio W Iguatemi. No MG Hair, também na capital paulista, uma parceria com o restaurante “A Bela Cintra” garante comidinhas brasileiras aos finais de semana, além do menu saudável assinado pela Keep Light todos os dias.

Espaços dedicados ao corpo ampliam a oferta de serviços. Modernos aparelhos que afinam a silhueta viram sensação a cada verão, enquanto depiladoras disputadas atendem clientes fidelíssimas que as seguem a cada novo endereço. Para quem prefere o sossego, imersões relaxantes seguidas por massagens terapêuticas convidam à boa vida. Basta fechar os olhos.

E se a vida realmente pode ser boa, um brinde a ela. Ao cair das tardes mais quentes, garrafas de espumante garantem o happy hour no Fashion Clinic, salão comandado pelo top cabeleireiro Tiago Parente, no Rio de Janeiro. “Algumas clientes aparecem aqui no final da tarde só para brindar conosco, é muito gostoso”, diz Roma Millen, gerente do salão e SPA localizado em Ipanema. Para as moças que dispensam o álcool são oferecidas águas aromatizadas e infusões feitas com frutas e especiarias. “É uma delícia saboreá-los no ofurô”.

Ainda no Rio, o vizinho Crystal Hair contraria a tendência de megassalões. Localizado na Almirante Guilhem, no Leblon, o espaço faz da despretensão o seu diferencial. As clientes são invariavelmente chamadas pelo nome e, nas amplas salas bem iluminadas, artistas se misturam sem rastro de estrelismo.

É no andar superior que a colorista Branca Di Lorenzo trabalha. “De 10 mulheres que chegam aqui, nove querem clarear”, decreta ao discordar da pretensa onda de morenice que ameaça (ou não?) invadir o verão. Queridinha de estrelas como Fernanda Lima, Carolina Dieckmann, Aline Moraes e Danielle Winits, ela tem uma das agendas mais disputadas do salão: é preciso marcar com dois meses de antecedência.

Ponte área, São Paulo. Quem passa pela rua Estados Unidos, no Jardim América, logo nota a imponente casa envidraçada construída em dois mil metros quadrados. De lá saem loiras aos montes: Adriane Galisteu, Caroline Bittencourt, Ticiane Pinheiro e Grazi Massafera são só alguns nomes – todas elas amigas e clientes do cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, o dono do pedaço.

MG Hair tem dois mil metros quadrados
TriciaVieira/Fotoarena
MG Hair tem dois mil metros quadrados
Além da estrutura grandiosa e do proprietário badalado, o MG Hair guarda outro trunfo: a equipe. No espaço Luiza Sato, clientes relaxam entre sessões de ofurô e shiatsu. Descendo as escadas, é possível pintar as unhas de Chanel com a manicure Carmem Luiz – ela indica as cores do momento e cria misturinhas que sempre viram hit. Olhe mais à frente e encontre Cacá Moraes, um dos maquiadores mais requisitados dos editoriais de revistas. Rei dos pincéis, Juha Antero dá aula de coloração – sem dúvida um chamariz de clientes. “Crème de la crème”, define Marco sobre os experts.

Impossível falar de salões incríveis sem citar Wanderley Nunes. Se os concorrentes estão nos Jardins, o seu Studio W situa-se no topo – especificamente no alto do Shopping Iguatemi, um dos centros comerciais mais valorizados da cidade de São Paulo. Pela conveniência da localização, o salão oferece facilidades exclusivas. "Vira e mexe tem cliente que pede almoço no Gero ou manda chamar um vendedor da Diesel porque precisa de um jeans de última hora. Isso é supernormal", conta Rosângela Barchetta, empresária e sócia do salão.

A cordialidade da equipe se faz notar nos detalhes. Marcou hora com o cabeleireiro Miro Pereira e ele demorou um pouquinho? Nesse caso, a massagem é cortesia. Miro usa um aparelho com infravermelho para relaxar as clientes que esperam pelo atendimento. Para se distrair ou até mesmo trabalhar, peça um notebook e navegue pela internet enquanto faz os pés. Mais agrados: o maquiador Cayo Lanza presta um serviço providencial: "Se uma mulher vem fazer a maquiagem comigo e gosta muito do resultado, tiramos uma foto que eu guardo no arquivo”, conta Lanza. “Cada cliente tem seu portfólio, caso queira repetir o look em outro evento".

Um estúdio moderno, uma casa linda e a boa sacada de Marcos Proença

São 850 metros quadrados divididos em salas amplas e arejadas. No grandioso Estúdio C.Kamura, aço, concreto e vidro criam uma atmosfera moderna e contam muito de seu dono. Celso Kamura é um dos profissionais mais sérios do mercado, e apesar do background invejável em referências de moda, pode ser conservador – tudo depende da cliente. É ele quem assina a beauté dos desfiles mais bacanas do SPFW, mas é ele também o nome por trás do upgrade na cabeleira da presidenta eleita Dilma Rousseff. No salão, o conforto é preservado em diversos detalhes: a cadeira do lavatório é automatizada e reclina para a posição horizontal; na lojinha é possível encontrar os melhores cosméticos importados; uma sala exclusiva reúne as maquiagens dos sonhos; e o cantinho gourmet garante comidinhas gostosas.

Mauro Freire em sua segunda casa. O salão reúne objetos de arte, boas revistas e divãs
Gabio Guinalz/Fotoarena
Mauro Freire em sua segunda casa. O salão reúne objetos de arte, boas revistas e divãs
Com outro conceito, a de fazer a cliente se sentir em casa, Mauro Freire construiu o seu espaço, a Casa Mauro Freire. Na privilegiada esquina da Rua Augusta com a Alameda Jaú, em São Paulo, o cabeleireiro comanda um time de trinta funcionários especializado em beleza. Quem passa por lá não apenas cuida do visual, mas também curte bons momentos: aos sábados, não é difícil ser recebida com uma taça de espumante; revistas (incríveis) importadas distraem a curta espera; os lavatórios se movimentam para poupar esforços das clientes. E para quem gosta de bater papo, o jardim de inverno é um convite – por lá mulheres jogam conversa fora ou fazerem reuniões de negócios. "Quero que elas se sintam confortáveis aqui, essa é a minha prioridade", garante Freire.

O jardim, aliás, é item quase obrigatório nos megassalões. A maioria dos cabeleireiros faz questão de proporcionar uma área verde às suas clientes. Entre eles, Marcos Proença parece ser o mais apaixonado pela natureza. O salão que leva seu nome – ainda fresco, foi inaugurado no final de 2009 no Jardim Paulista – é o primeiro na América Latina a incorporar o conceito eco-friendly. “O diferencial aqui é que eu fiz tudo com consciência em prol da sustentabilidade”, conta. 

A preocupação com a sustentabilidade está em cada detalhe no salão de Marcos Proença
Amana Salles/Fotoarena
A preocupação com a sustentabilidade está em cada detalhe no salão de Marcos Proença
Projetado por Esther Giobbi para ter o ar intimista de uma casa, o espaço cumpre o que promete: piso de madeira certificada de manejo ambiental, reaproveitamento de água, iluminação de baixo consumo, detalhes em couro orgânico, bancadas de pó de mármore e paredes de vidro, que favorecem a entrada da luz natural. O projeto paisagístico, assinado por Alex Hanazaki, é um carinho aos olhos. Cercado de verde, o terraço faz esquecer do trânsito lá fora e oferece vista ao SPA Nail, um agradável espaço dedicado ao cuidado das unhas.

Mas apesar dos cantos aconchegantes, Proença concorda com os outros hair stylists a respeito do local preferido no salão. “Gosto mais do lavatório ou da cadeira, porque é onde as clientes estão”, diz sabiamente. Afinal, os detalhes e as delícias podem ajudar na conquista, mas elas só voltam se o cabelo ficar muito bom.

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