Curtos, médios ou longos: descubra que estilos vão estar em alta e escolha o seu novo corte

Quanto mais natural, melhor. Esse é o tom que deve ditar os cortes de cabelo neste ano, segundo especialistas. Alguns detalhes devem aparecer com maior frequência, aposta o hair stylist Wanderley Nunes, do salão Studio W. “Franjas mais longas, no meio do rosto, que se debruçam sobre as têmporas, expressando romantismo e sensualidade; fios com base reta, sem tanto repicado; e cortes com essência clássica, que potencializam a beleza das mulheres”, diz.

Vito Mariella, hair stylist do Liceu de Maquiagem, completa: “A lei é essa naturalidade no jeito de ser. Todo o mundo fica mais bonito assim. Nada de perder tempo com tanta perfeição se você pode ficar incrível sem ter de começar a se arrumar cinco horas antes do evento esperado”.

Com a ajuda de especialistas, o Delas preparou uma lista com cortes que têm tudo para fazer sucesso em salões de Norte a Sul do país.

Curtos e femininos
Alex Moraes, cabeleireiro do salão Marcos Proença, acredita que os cortes curtos serão os mais pedidos de 2015 e indica os que vieram para ficar: “O curtinho com franjão da atriz norte-americana Kirsten Stewart, bem rock’n’roll; o pixie hair com ar retrô despojado de Sophie Charlotte; e o incrível chanel desconectado – de base reta – de Andreia Horta, bem moderninho e romântico ”.

Para o profissional, quem quiser aderir a qualquer um desses estilos deve ter uma boa conversa com o responsável pelo corte. “É o que eu chamo de entrevista, na qual se define o tamanho exato e o formato do cabelo. De preferência, mostre uma referência, assim terão um ponto de partida claro para criação e execução do trabalho”, avisa.

Também curto, o bob simétrico, adotado por celebridades como Kate Bosworth, fez sucesso em 2014 e continuará entre os preferidos das mulheres neste ano, segundo Nunes. “É o corte do momento. Esse modelo mais simétrico é supertendência e combina com rostos de traços mais finos e delicados.”

Mariella dá dicas de como variar o look com cortes curtos: “Quem pensa que eles não têm opção de mudança está bem enganada. Ficam lindos com presilhas, ou mesmo grampos, lenços, bandanas e turbantes. Proporcionam uma grande liberdade!”.

Médios e práticos
Ideais para quem está com os fios longos mas quer mudar e ainda “bater o cabelo”, segundo Mariella, os cortes médios são práticos e traduzem o espírito da mulher contemporânea, que trabalha, cuida da casa e dela mesma. O que deve aparecer com força é o long bob, adotado por Bruna Marquezine recentemente. “Na altura dos ombros, levemente maiores na frente, dão charme e feminilidade. Podem aparecer lisos ou levemente ondulados. Ficam chiques em qualquer horário ou ocasião”, afirma o cabeleireiro do Liceu de Maquiagem. “O long bob também pode ser usado por quem possui os fios cacheados, pois é prático, seca rápido e pede menos produtos de finalização”, completa Moraes.

Nunes indica um corte mais clássico, como o de Elizabeth Olsen. “Combina com praticamente todos os tipos de rostos, e o comprimento deve ficar acima do peito.”


Longos e sensuais
Bruna Freitas, cabeleireira do salão House of Beauty, aposta em cabelos longos com uma cara mais 70’s. “Fios bem retos, sem muito repicado, lisos e com franjão. Ou, então, sem franja, mas com a textura natural do cabelo e um repicado leve nas pontas”, diz. As modelos Cara Delevigne e Gisele Bündchen, além da atriz Jennifer Aniston, são boas fontes de inspiração, dizem os especialistas.

Para Mariella, os cortes longos estão cada vez mais sensuais. “O comprimento pode ser um pouco a baixo dos ombros, aproveitando o movimento natural das mechas com camadas longas. Na cintura, não pode mais.”

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.