O produto que reproduz o efeito da água do mar nos cabelos está nas prateleiras. Saiba como usar

Verão, sol, praia, piscina e calor. Nada disso combina com cabelos irretocáveis. E a gente bem sabe que tanta exposição aos elementos que fazem a estação irresistível não possibilita mesmo usar os fios bem penteados e alinhados. Por isso, quando surgiu a moda das beach waves, as ondinhas de garotas de praia, a gente logo aderiu.

Uma das melhores formas de conseguir o efeito de cabelo de praia mesmo longe do litoral é usando o spray de sal, também conhecido como spray salino ou spray de água do mar. O produto é a tentativa de reproduzir a água salgada natural e dar a textura certa para os cabelos.

Para usar e o resultado ficar digno de uma sereia, atenção para as dicas. “Além de textura, esse tipo de spray dá bastante volume aos cabelos”, explica Sonia Nesi, do salão que leva seu nome, no Rio de Janeiro. Por isso é um excelente recurso para quem tem fios finos.

Se o seu cabelo é mais volumoso, não tem problema. “É claro que a mulher tem que aceitar o volume do próprio cabelo, a partir daí é só se jogar! Quanto mais produto, mais ‘messy’ ficam os fios” avisa Ítalo Leite, cabeleireiro do salão Werner Maison. Mas vá aos poucos, porque muito produto pode deixar os fios duros.

A ideia é aplicar o produto nos cabelos, que podem estar úmidos ou secos, e então amassar com as mãos ou uma toalha, para conseguir o efeito ondulado. “Quanto mais amassado, mais efeito de praia”, diz Sonia.

Mas cuidado, que o spray de sal, assim como a água do mar, pode acabar ressecando os cabelos. Especialmente quem tem fios tingidos ou com química precisa dar uma atenção extra à hidratação depois de usar o produto.

Não caia na tentação de fazer o spray de sal em casa: a misturinha pode dar errado e acabar por ressecar demais os fios. Existem opções no mercado para todos os bolsos. Mas se você quiser o efeito onduladinho sem utilizar o spray, olho na dica de Leite: “Logo depois de usar o secador, faça um coque bem alto com os fios ainda bem quentes. Solte-os depois de meia hora e o resultado será lindo”.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.