Cada produto tem uma finalidade específica, e funciona melhor com um tipo de cabelo. Conversamos com especialistas para descobrir a diferença entre eles. Aprenda!

Já se perguntou por que o penteado dura muito mais quando se vai ao cabeleireiro? Quando feito em casa, o rabo-de-cavalo murcha, o coque desaba e a escova não dura tanto. Isso acontece porque os profissionais de beleza sabem direitinho qual produto usar para cada tipo de cabelo e efeito desejado. São os produtos finalizadores, que dão textura e durabilidade aos penteados.

“O finalizador ajuda a definir o estilo do penteado: se vai ser arrumadinho ou mais desalinhado, por exemplo. E enquanto você faz o penteado, pode conseguir a textura desejada usando esses produtos também”, explica João Boccaletto, cabeleireiro e sócio do lab.dudamolinos, salão em São Paulo.

O spray de fixação é básico, e ajuda a fazer qualquer penteado durar mais
Thinkstock Photos
O spray de fixação é básico, e ajuda a fazer qualquer penteado durar mais


Mas pode esquecer o bom e velho laquê, que deixava os cabelos parecendo um capacete, com os fios colados e o cheiro de produto químico. Hoje em dia os produtos estão mais tecnológicos, e não dão esse aspecto pesado. “Gosto dos finalizadores com efeito seco, que não colam os fios”, conta o cabeleireiro e maquiador Vito Mariella, do Liceu de Maquiagem, em São Paulo.

Se for investir em um finalizador para ter em casa, é justamente o spray fixador de efeito seco que Mariella recomenda: “Com ele não tem erro!”. Boccaletto sugere, além do spray, ter o clássico gel, que ajuda a conter o frizz, dar efeito molhado e fazer penteados que pedem que o cabelo fique bem grudadinho na cabeça, como o coque bailarina.

Pedimos para os dois especialistas explicarem para que serve cada tipo de finalizador. Veja qual é mais adequado para seu tipo de cabelo e suas necessidades, e faça seu penteado durar muito mais.

Mousse   – O finalizador que era muito popular nos anos 80 está de volta. “É ótimo para cachear os cabelos, dá volume para cabelos finos, para fazer uma escova mais ondulada”, diz Boccaletto. Use antes de fazer o penteado, nos cabelos úmidos ou molhados, antes de secar, recomenda Mariella.

Gel   - Com alta, média ou baixa fixação, dá o efeito molhado aos fios. “Além disso, dá um ar requintado ao penteado”, comenta Boccaletto. “Mesmo quando você não vai fazer um penteado, faça um rabo de cavalo com gel na raiz, fica lindo”, complementa.

Spray fixador   - Pode ser aplicado ao fim de qualquer penteado, para ele durar mais tempo. Além disso deixa o cabelo mais resistente. “Ele é fundamental para fazer penteado. Permite que você crie formas que não existem naturalmente, dá a forma ao penteado”, diz Boccaletto.

Spray de volume   - Não confunda com o fixador! Este produto tem como objetivo dar volume para os fios murchinhos. “Deve-se amassar o cabelo ou empurrar com os dedos em direção à raiz para se obter um melhor efeito”, aconselha Mariella. Mas não espere milagre: Boccaletto recomenda secar com secador e “trabalhar” bem o cabelo para conseguir o resultado desejado.

Spray salino   - O spray de água salgada, sea spray, spray de água do mar, dá um efeito “podrinho” aos fios, meio grudento, como ficam os cabelos quando saímos do mar.

Pomada   - É bom para amassar as pontas, tirar o frizz e dar forma ao penteado, especialmente nos cabelos curtos. Nos longos, oferece controle ao aspecto ressecado. “Ela também serve para ‘desmanchar’ os cachos feitos com babyliss”, afirma Mariella.

Cera   - “Tem a mesma função da pomada, porém com uma textura mais seca”, define Mariella. “É a versão mais forte da pomada”, explica Boccaletto. Use para as mesma coisas, portanto.

Pó texturizador   - Como um talco, o pé texturizador deve ser aplicado na raiz dos cabelos, para dar volume. “Para quem tem pouco cabelo, bem ralinho, é o melhor finalizador. Tem um efeito muito especial”, afirma Boccaletto.


Leia também
Alisamento de cabelos com segurança
O guia dos cabelos platinados
Aprenda a fazer penteados passo a passo


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.