Para quem quer mudar o tom ou cobrir os fios brancos sem prejudicar a saúde dos cabelos, tonalizante pode ser a solução; a leitora Lucila Longo experimentou

Toda mulher conhece aquela vontade de mudar de visual que aparece de tempos em tempos. E, normalmente, a primeira coisa a ser mudada no visual são os cabelos. Recorrer à máxima “cabelo cresce” é comum na hora de optar por um novo corte de cabelo ou uma cor diferente.

Enquanto cortar os cabelos realmente não causa nenhum dano, mudar a cor pode ser prejudicial. Ao abrir as cutículas dos fios, para fixar os pigmentos que dão a cor aos cabelos, a tintura pode agredir a fibra capilar. O resultado é um cabelo menos saudável, que pede mais tratamento e hidratações para ficar bonito.

Para quem quer mudar o visual sem prejudicar a saúde dos cabelos, a solução pode estar nos tonalizantes. Menos agressivos que as colorações permanentes, os tonalizantes são a melhor opção para quem quer cabelos mais bonitos sem alterações muito drásticas e sem danos.

A relações públicas Lucila Longo, 28 anos, estava há três anos sem pintar os cabelos e “cansada da cara de sempre”. Sem medo de mudar, ela já teve cabelos vermelhos, pretos, laranjas e já raspou metade dos fios, entre outras experiências. Agora em uma fase mais tranquila, queria apenas cobrir alguns fios brancos e realçar a cor natural.

Rudy Pontes, coordenador artístico de L’Oréal Professionel, analisou os fios de Lucila e sugeriu o tonalizante Dia Richesse marrom amêndoa, para cobrir os fios brancos e valorizar a cor natural, mas com tons de marrom que são tendência no outono-inverno.

Mas antes de sair passando tonalizante nos cabelos, é importante fazer um teste, para garantir que os produtos químicos não vão dar alergia. Passe uma pequena quantidade do tonalizante atrás do lóbulo da orelha, e aguarde 48 horas. Se nenhuma reação alérgica ocorrer, você pode usar o produto.

Tonalizante escolhido, teste feito, foi a vez do educador técnico de L’Oréal Professionel, Leo Prenda, colocar os produtos em ação. O profissional sabe o quanto de revelador e o quanto de tonalizante é necessário para obter o resultado desejado. Para tonalizar em casa, escolha um produto que não seja de uso profissional, assim você diminui as chances de dar errado.

Prenda dividiu os cabelos secos de Lucila em várias partes, e aplicou o tonalizante generosamente em todas as partes, de forma a garantir que todos os fios recebam o produto. O tempo de ação do tonalizante é curto, de cinco a 20 minutos, dependendo do efeito desejado. É importante respeitar o tempo de ação, para que o tonalizante não escureça demais os fios.

Na hora de lavar os cabelos para tirar o produto, é recomendável usar xampu e condicionador adequados para cabelos tingidos. Desta forma, desde a primeira lavagem, evita-se o desbotamento dos fios. Aliás, esqueça aquela história de que tonalizante sai depois de 20 lavagens: se bem cuidada, com xampu, condicionador e leave-in para cabelos tingidos, a nova cor dos cabelos dura por meses.

Lucila ficou bem feliz com o resultado: “Estou sentindo uma grande diferença! Meus cabelos estavam sem cor e sem graça. Agora estão com um tom lindo e superbrilhantes”, comemora.

Agradecimentos
L’Oréal Professionel: 0800 701 7237

Leia também
Frizz nunca mais! Veja dicas para evitar e controlar os fios arrepiados
Recupere a beleza e a saúde dos cabelos no salão ou em casa