Nada de desespero: fios secos, opacos e danificados têm salvação. Especialistas sugerem tratamentos para fazer no salão de beleza ou em casa

Cabelo opaco, pontas espigadas, frizz descontrolado. Quem nunca chegou ao começo do outono com os fios nesse estado lamentável? A “culpa” é dos excessos típicos do verão: a combinação do sol, vento, água do mar ou da piscina danifica os cabelos, e o clima relaxado das férias faz com que as mulheres esqueçam de cuidar dos fios devidamente.

Limpeza, hidratação e cuidados simples mantêm os cabelos lindos e sempre saudáveis
Thinkstock Photos
Limpeza, hidratação e cuidados simples mantêm os cabelos lindos e sempre saudáveis

Mas não há motivo para desespero, porque não faltam tratamentos para cuidar dos cabelos danificados. Em casa ou no salão, basta dedicar um tempinho aos tratamentos para recuperar fios macios e brilhantes. O Delas conversou com especialistas que vão ajudar a salvar a saúde e a beleza das madeixas.

Para começar, os fios e o couro cabeludo pedem uma limpeza profunda. “As pessoas dão muita atenção para o comprimento dos cabelos e esquecem da saúde do couro cabeludo. Precisa cuidar da pele onde nascem os cabelos, senão os fios novos não vingam”, afirma o cabeleireiro Wilson Eliodório. Especialmente quem tem o hábito de usar cremes sem enxágue deve se dedicar a uma limpeza mais detalhada antes de fazer a hidratação dos fios. Procure os produtos específicos para limpeza profunda, e ao lavar dedique tempo para massagear todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos.

Depois da limpeza, Eliodório sugere aplicar óleos essenciais canforados ou mentolados, que promovem o crescimento do cabelo, desobstruem os poros e deixam os fios sedosos e com oleosidade natural. E daí, finalmente, vem a hidratação. “Aplique o produto no comprimento do cabelo durante o banho, massageie e deixe agir enquanto você lava o pé”, aconselha. Hoje em dia as máscaras hidratantes pedem uma pausa de ação a partir de 3 minutos, leia o rótulo e respeite o tempo recomendado pelo fabricante.

Para quem prefere os mimos de um salão de beleza, o cabeleireiro Thiago D’Jesus, especialista em tratamentos do (L)oft Hair Boutique, em São Paulo, sugere um tratamento à base de aminoácidos em duas etapas: “Primeiro a cliente vai ao salão e faz uma limpeza para tirar os resíduos do cabelo. Depois de um intervalo de no mínimo dois dias ela volta e fazemos a reconstrução”.

Depois de tratar os cabelos, em casa ou no salão, algumas medidas simples ajudam a manter os fios bonitos e hidratados por mais tempo. “Evite lavar os fios com água muito quente, que estimula as glândulas sebáceas e deixa o cabelo opaco”, recomenda Roberto Martins, cabeleireiro do salão MR Martin Hair e Beauty, no Rio de Janeiro. Secador muito quente também não faz bem: “Prefira secar os fios com a toalha antes de usar o secador, e use o aparelho na temperatura morna”, aconselha o cabeleireiro Maurício Martins.

Leia também

Descubra quanto custa cortar os cabelos com Biaggi, o preferido de Sabrina Sato
Divulgação
Descubra quanto custa cortar os cabelos com Biaggi, o preferido de Sabrina Sato





Quanto custa cuidar dos cabelos com os cabeleireiros das estrelas








Na onda de 'Salve Jorge', aprenda um penteado com lenço; assista
Reprodução
Na onda de 'Salve Jorge', aprenda um penteado com lenço; assista





Cabeleireiro turco ensina passo a passo de penteado com lenço








Flávia Alessandra está com o loiro do momento. Marcos Proença conta seus segredos!
Divulgação / TV Globo
Flávia Alessandra está com o loiro do momento. Marcos Proença conta seus segredos!





Hairstylists contam os segredos das loiras mais lindas do momento

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.