Se você acha que festa de gala pede cabelos presos, pense de novo: cabelos soltos podem ser sofisticados. Cabeleireiros ensinam como deixar os fios dignos de tapete vermelho

O grande destaque de beleza no tapete vermelho da última edição do prêmio Globo de Ouro foram os cabelos soltos. Dezenas de estrelas de Hollywood escolheram deixar os fios livres, emoldurando o rosto. Se até pouco tempo atrás festa de gala pedia penteados presos e elaborados, as atrizes apontam outro caminho: cabelos soltos podem sim comparecer até em ocasiões formais e luxuosas.

Mas se engana quem pensa que basta lavar os cabelos, secar e ir para a festa. "O cabelo solto não deixa de ser um penteado", afirma Luciana Nilo, cabeleireira e proprietária do salão Clip Imagem, em Belo Horizonte, e instrutora da Academia Pivot Point. “Os fios precisam ficar com movimento, brilho, bonitos e sem ficar descabelados do início ao fim do evento”, completa.

Para usar os cabelos soltos em uma festa importante, a preparação deve começar com antecedência. “Os fios precisam estar com uma cor bonita, saudáveis, com um bom corte”, alerta Tiago Aprígio, cabeleireiro do salão Marcos Proença, em São Paulo. Se os cabelos estão danificados, é preciso pensar em corte, coloração e hidratação antes de exibí-los soltos.

Mas ainda assim, não basta soltar os cabelos bem tratados para que eles fiquem com cara de festa. “Uma risca lateral bem marcada, ou prender um lado atrás da nuca e soltar o cabelo por cima de um ombro só fica chique”, diz Gil Scawia, cabeleireiro do Nandi Hair, em São Paulo. Ondas largas, feitas com babyliss, dão um ar de diva de cinema para a mulher.

Os profissionais são unânimes em desaconselhar o cabelo solto se os fios são muito compridos, na altura da cintura. “Cabelos neste comprimento podem achatar a silhueta”, diz Scawia. Fora isso, não há impedimentos para os cabelos soltos, mas é necessário fazer com que o penteado combine com o vestido e as joias. No caso de um vestido de um ombro só, o ideal é usar o cabelo solto sobre o ombro que está nu, por exemplo. “Se você optar por usar um brinco grande e chamativo, prenda um lado do cabelo e use o outro lado solto”, aconselha Luciana. No caso de um colar chamativo, o ideal é colocar o cabelo para trás, sem cair pelo ombro.


Para fazer em casa
Se você quer ir de cabelos soltos à sua próxima festa, mas não pretende ir ao cabeleireiro fazer o penteado, alguns truques ajudam a deixar os fios mais “hollywoodianos”. A preparação começa na hora de lavar: “Para fazer penteado o ideal é lavar os cabelos com pouco condicionador, só o necessário nas pontas para desembaraçar”, diz Aprígio. Isso porque o condicionador deixa os fios muito maleáveis, sem a capacidade de “segurar” o penteado.

Depois de secar os fios com o secador, coloque bobes médios de velcro por toda a cabeça, e permaneça com eles até a hora de sair de casa. “Os bobes deixam os cabelos ondulados e com um volume bonito, são uma alternativa para quem não tem babyliss em casa”, afirma Aprígio. Se você não tem bobes em casa, sem problemas: “Faça vários coques pequenos espalhados pela cabeça, e fique com eles por algumas horas. Quando você soltar terá fios ondulados”, diz Scawia. E Luciana completa: “Vale investir em um bom spray finalizador, que segure os fios no lugar sem deixar a aprência de cabelo duro”.

Leia também
Aprenda a fazer dois penteados fáceis
Cortes, cores e penteados do verão
Proença ensina a fazer o penteado que aprendeu com Gisele Bundchen

>>> Assine a Newsletter , curta nossa página no Facebook e siga o @iGBeleza no Twitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.