Sem medo dos cabelos brancos e como assumi-los com estilo

Os cuidados para carregar a cabeleira grisalha e continuar bonita e bem cuidada

Alexandre Adoni, especial para o iG São Paulo |

Reprodução i-D
Kristen McMenamy na capa da i-D
Desde que posou para a Vogue Itália, em agosto de 2009, exibindo sua vasta cabeleira grisalha, a modelo veterana Kristen McMenamy vem influenciando o mundo da moda. Com os longos cabelos brancos, a top deixou sua marca também na revista i-D edição verão 2011 – ocasião na qual alternou a capa com a bela Stella Tennant, que posou com os fios acinzentados. Do alto de seus 46 anos, a modelo americana declarou que parou de tingir os cabelos há algum tempo: “Você pode envelhecer e continuar com estilo rock’n’roll”, disse McMenamy, segundo informações do site vogue.com.

McMenamy sabe das coisas. Assumir os brancos requer mesmo uma atitude audaciosa. “Tem que ter personalidade”, aconselha a consultora de moda Alexandra Farah. A especialista sugere fazer do cabelo branco um estilo: “Tem que realçar. Usar uma roupa branca, fazer um look monocromático”, exemplifica. Mas se você não faz a linha fashion, outro exemplo de mulher poderosa para se inspirar é Christine Lagarde, 55 anos. Advogada e política francesa, ela é a atual diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em reuniões pelo mundo, a executiva exibe cabelos brancos e bem tratados.

Getty Images
Christine Lagarde: a toda poderosa do FMI
Mas para que o visual não fique com o aspecto desleixado, quem assume os cabelos brancos deve prestar mais atenção aos detalhes. “Tem que estar sempre arrumado e muito limpo. A lavagem é com xampu especial, que remove o amarelado”, ensina Juha Antero, colorista do salão MG Hair Design, em São Paulo. Por ser um cabelo naturalmente mais rebelde, o profissional indica ainda cortes a cada seis semanas e hidratação. E para evitar um possível aspecto de “vovó”, ele recomenda caprichar na maquiagem: “para trazer mais cor e vida ao rosto”, diz.

Dona de fios lisinhos e em tom castanho escuro, a maquiadora Vanessa Rozan contou ao Delas que tem cabelos brancos desde criança, e agora, aos 31 anos, resolveu assumi-los. “Dos 20 aos 30 eu pintei os cabelos. Mas a coloração começava a avermelhar, apesar de eu ir a bons profissionais”, disse ela, que se inspirou em uma cliente mais velha para largar as colorações. “Fica estranho no começo. Um amigo ficou chocado quando deixei de pintar, falava que era desleixo meu. Mas é como um corte de cabelo errado: tem que deixar crescer”, ensina. Outra dica é investir num bom corte e tonalização parcial. “Para quem não aguenta a fase transitória, vai tonalizando as pontas. Tem que fazer um corte novo, mais moderno”, recomenda Rozan, que já recebe alguns elogios pelo novo look mais natural.

Fotoarena
Vanessa Rozan parou de retocar os fios brancos




Toques rápidos para assumir o cabelo branco com estilo:
- Lave o cabelo com xampu formulado especialmente para cabelos brancos. O produto dará brilho aos fios e removerá os amarelados.
- Procure usar produtos com filtro solar na fórmula. O FPS previne o amarelado causado pelo sol e outros agentes externos.
- Cabelo branco requer estilo e atitude – uma ótima oportunidade para renovar o guarda-roupa.
- Para evitar um possível aspecto envelhecido, capriche na maquiagem e mantenha a pele sempre bem tratada e bronzeada, com “cara de saúde”.
- Assumir o branco é um processo, o cabelo não vai ficar incrível do dia para noite, tenha paciência. Tonalizar levemente e parcialmente os fios pode amenizar a ansiedade.
- Aposte tudo na textura e no corte. Hidrate e cuide da saúde de fios – eles devem brilhar. Quanto ao corte, faça um contraponto ao branco e prefira os mais modernos. Realinhe as pontinhas a cada seis semanas.
____________________________________________________
Leia mais no Delas:
“Faço limpeza de pele quando dá, e pronto”, diz Bruna Lombardi
As novas vozes, caras e bocas em favor da beleza natural
Celulite de Britney é usada para melhorar autoestima de alunos
Americana assume grisalhos e tem carreira de modelo aos 60 anos

Leia tudo sobre: cabelocabelo brancotintura

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG