Leitora passa pelas mãos do hair stylist Eron Araújo e abandona os fios platinados

Com a chegada dos dias mais frios do outono, os fios claros que fazem sucesso no verão saem de cena para dar lugar aos tons de marrom, castanho e cores mais sóbrias. “O sol, a piscina e o mar deixam o cabelo ressecado e poroso. No inverno a gente esconde e trata esse estrago: o fio fica com um ar mais saudável e brilhante quando está escuro”, explica o hair stylist Eron Araújo, do salão Blend, em São Paulo.

A produtora Tatiana Izquierdo, 28 anos, chegou ao salão com os cabelos loiros platinados, agredidos pelo verão e pelo uso de descolorante. O produto deve ficar de lado pelos próximos meses e as cores da temporada entram em ação: castanho avelã, acobreado, tabaco, marrons mais frios e chocolate. 

Eron exibe o visual sexy de inverno que criou para Tatiana
Amana Salles / Fotoarena
Eron exibe o visual sexy de inverno que criou para Tatiana

Tatiana entregou o visual nas mãos de Eron em busca de uma aparência mais saudável e ligada ao conceito do inverno. Antes mesmo da mudança, ele já tinha um palpite: “Acho que ela vai ficar linda de cabelo mais escuro, vai ficar mais sofisticada. Vou usar um tonalizante castanho frio na raiz e um castanho dourado nas pontas”.


A escolha do look deve ser feita com muito cuidado, segundo os profissionais. Cada tom de pele pede uma cor de cabelo para que fique harmônico. A cabeleireira Silvana Lima, do Studio W Iguatemi, explica: “O marrom bem escuro fica legal em pele clara, com olhos claros. Já a pele alaranjada pede luzes douradas para iluminar o rosto”. Os fios escuros tendem a deixar o visual mais pesado, e a profissional alerta para o que pode vir a ser um problema: “Os cabelos castanhos evidenciam o rosto e tudo o que incomoda é evidenciado também, como a aparência cansada e as olheiras, por exemplo”.

A estação também pede uma renovação do comprimento. Eron aposta nos fios médios, pouco abaixo do ombro, ou então no curtinho bem amassado. Em relação à franja, o cabeleireiro pede cautela antes de passar a tesoura: “Ela não é prática, exige manutenção e não fica bem em qualquer pessoa. Mas uma boa opção pode ser uma franja mais longa, aquela que começa na altura da ponta do nariz. Esta dá leveza ao rosto”, explica.

O look castanho é mais sofisticado e elegante, e combina com os dias frios do outono e do inverno
Amana Salles / Fotoarena
O look castanho é mais sofisticado e elegante, e combina com os dias frios do outono e do inverno

Quanto ao estilo do corte, o repicado chega com tudo. O outono-inverno pede cabelos com movimento, em camadas, estilo desfiado. “O reto não está com nada. O que vem agora é aquele assimétrico bem versátil. Uma saída também é repicar só as pontas, os últimos seis dedos”, ensina Silvana.

A estação do frio é mais elegante que o verão e pede sofisticação no visual. Segundo o cabeleireiro, ao contrário da temporada de calor, a mulher abusa mais da maquiagem e da sensualidade. “Um cabelo bem feito, um batom bacana, muita máscara de cílios e a forma de se vestir acabam deixando a mulher mais sensual”. 

O grande aliado, neste caso, é o volume. Assim como nas capas de revista, é o movimento que realça o penteado e dá o toque final. “As mulheres dificilmente abandonam os fios lisos. Mas o ideal é manter o amassado natural ou finalizar com um babyliss”, ensina Silvana. Eron também elege o cabelo cacheado como o queridinho do momento. Para conseguir o efeito desejado, o hair stylist ensina o truque: “Seque até tirar 80% da umidade, aplique uma proteção térmica e enrole com o babyliss. Pode usar bobe ou rolinho também”.

Depois de oito anos com os fios claríssimos, Tatiana, que costumava colorir o cabelo em casa, recebe elogios da equipe do salão. “Essa é a menina que chegou aqui de manhã?”, perguntou o maquiador. “Queria escurecer para estruturar e ainda estou me acostumando, claro. Mas ficou maravilhoso, queria ficar assim produzida para sempre! Não tem como não dizer que ficou mais bem mais sexy”, comemora.


Agradecimentos
Eron Araújo (cabelo) e Renato Pessoa (maquiagem)
Salão Blend - (11) 3045 3330

Leia também
Antes e depois: visuais transformados
Cabelos: crie ondas e cachos com bobes
Esmaltes para colorir o inverno

>>> Assine a Newsletter , curta nossa página no Facebook e siga o @iGBeleza no Twitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.