Ioga, pilates, meditação, alongamento e até mesmo Tai Chi Chuan. Não faltam opções para queimar gorduras e deixar a mente muito mais tranquila

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Corpos suados e que se movimentam freneticamente ao som de músicas eletrônicas. Se você está longe de gostar disso e prefere uma aula mais zen, que traga benefícios para o corpo, mas também para a mente, seu lugar é a academia. Sim, o templo do culto à beleza também oferece opções de relaxamento. Basta saber procurar. Selecionamos alguns deles para você escolher.

Pilates
A prática do pilates ajuda a melhorar o estresse e combate dores agudas e crônicas, explica a professora Yara Moraes, da Pilates Mania. Os exercícios criados por Joseph Pilates ainda melhoram a postura, a resistência, a capacidade respiratória, além de ajudar no aumento da capacidade de concentração e rendimento profissional.

Crianças a partir dos 10 anos e até mesmo pessoas com mais idade podem realizar os movimentos que variam em graus de dificuldade (básico, intermediário e avançado). Proporciona bem-estar e deixa o corpo mais harmônico, com  músculos definidos e fortes sem hipertrofia. Também é indicado para quem necessite de reabilitação no tratamento de hérnia discais, escoliose, osteoporose e também para melhorar a postura.

Pilates ou Mat Pilates? A diferença é que, enquanto o tradicional usa aparelhos para o auxílio do aluno, no Mat os exercícios são feitos no solo, de forma coletiva, com bolas, rolos e borrachas.

Ioga
Na primeira aula de já dá para notar um resultado positivo. É claro que depois de algumas semanas, se intensifica e os benefícios da ioga são maiores. Tonifica os músculos, melhora a respiração, a flexibilidade e a força. Para a mente, aumenta a concentração, diminui o estresse e ajuda a alinhar os pensamentos, completa Isaias Leme, professor da Bio Ritmo Academia.

Os movimentos ainda ajudam no equilíbrio físico e na coordenação motora, massageia glândulas e órgãos internos, promovendo equilíbrio hormonal, alivia a ansiedade e a depressão. Qualquer pessoa pode fazer, pois a ioga tem um universo muito vasto de técnicas corporais, respiratórias e de concentração voltada para jovens, idosos, crianças ou gestantes. Até mesmo quem tem algum comprometimento de saúde pode aproveitar. Como em qualquer prática, tomando-se os devidos cuidados, explica Sandra Kubacki, professora de Yoga Hatha da Runner Academia.

Mas não se engane, há vários tipos de ioga:
- Hatha: uma das mais conhecidas e valoriza a prática das purificações, com aulas mais suaves que trabalham mente e espírito por meio do corpo.
- Ashtanga: é frenética e requer muito suor e certo grau de condicionamento físico.
- Power: bem vigorosa, combina movimentos fortes com respiração dinâmica.
- Iyengar: utiliza acessórios como almofadas, blocos e cintos para auxiliar nas posturas, sendo perfeita para quem tem problemas motores.
- Raja: é para quem quer meditar e não faz questão alguma de ganhar músculos.
- Acqua Yoga: exercícios feitos na água morna (33ºC), com músicas indianas e decoração de velas e pétalas de rosas.

Alongamento
Não, eles nãos servem só para relaxar no final de uma atividade física. Os exercícios de alongamento ajudam o corpo a ter uma postura correta, melhoram a circulação sanguínea e são ótimos até mesmo para acabar com cólicas e dores musculares. Estudos comprovam que auxilia ainda na autoestima, combatem o estresse e atuam na qualidade do sono, comenta o professor André Campos, da Runner Academia.

Meditação
Meditação não é o que todo mundo pensa: para esvaziar a mente. Na verdade, é uma técnica para acalmar, auxiliar em processos de depressão, ansiedade, no autoconhecimento e na percepção das coisas, analisa Adriana Protti, professora de ioga e meditação da academia Cia Athlética.

RPG
A Re-educação Postural Global é um método que previne e trata lesões musculares e alterações de postura com exercícios que alongam e re-educam os músculos e equilibram o corpo. Além da postura ficar em ordem, a barriguinha também sai beneficiada com a série de exercícios.

Tai Chi Chuan
A arte terapêutica tem o poder de rejuvenescer física e mentalmente, abaixando a pressão sanguínea, estimulando a circulação, dando músculos, aumentando a resistência do sistema imunológico e, de quebra, acabando com o estresse e a tensão do dia-a-dia.

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