Base, corretivo e batom depois de aplicados começam a se separar, formando pequenas rachaduras e logo aquele efeito indesejado de pele “trincada” e seca acaba com a produção toda trabalhada para deixar a pele perfeita. Esse é o retrato de uma maquiagem craquelada.
A maquiagem craquelada é caracterizada por deixar a pele com marcas evidentes, ressaltando os poros e dando a sensação de que o produto está gradativamente se desfazendo. Isso resulta em uma aparência artificial e densa, muitas vezes comparada ao efeito de uma camada excessiva de reboco.
Médica dermatologista e professora do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Camila Reis destaca que há maneiras de controlar os sinais das linhas de expressão usando produtos menos densos, que além de trazer beleza, hidratam a região de forma adequada, respeitando cada tipo de pele.
“Existem diversas formas de controlar os sinais das linhas de expressão e manter a pele com uma aparência mais jovem e saudável. Uma abordagem eficaz inclui o uso regular de produtos tópicos, como cremes e soros contendo ingredientes como retinóides, ácido hialurônico, antioxidantes e peptídeos, que ajudam a estimular a produção de colágeno e elastina, além de hidratar e proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres e pelos raios UV", explica a médica.
Além disso, ressalta Fernanda, procedimentos dermatológicos como peelings químicos, microdermoabrasão, laser e preenchimentos dérmicos, sempre indicados e realizados por um médico especialista, podem ser recomendados para suavizar linhas finas e rugas mais profundas.
"É fundamental também adotar hábitos saudáveis, como manter uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, dormir bem, evitar o tabagismo e proteger a pele dos danos causados pelo sol com o uso de protetor solar diário”, completa. A dermatologista aponta que a maquiagem com efeito craquelado acontece devido a uma série de razões, como por exemplo:
Pele desidratada : Se a pele estiver muito seca ou desidratada, ela pode absorver a umidade dos produtos de maquiagem, fazendo com que eles encolham e rachem.
Produto inadequado : Usar produtos que não são compatíveis entre si pode causar craquelamento. Por exemplo, aplicar uma base aquosa sobre um primer à base de silicone pode levar a problemas de aderência.
Aplicação excessiva de produtos : Aplicar uma camada muito espessa de maquiagem pode fazer com que ela seque irregularmente e se rache.
Movimento facial : As expressões faciais naturais, como sorrir, franzir a testa ou até mesmo falar, podem fazer com que a maquiagem craquele, especialmente se ela não estiver bem adaptada à movimentação da pele.
Excesso de oleosidade na pele : O excesso de oleosidade na pele pode interferir na aderência da maquiagem, causando craquelamento.
Para evitar que a maquiagem craquele, é importante preparar a pele adequadamente com hidratante, primer e produtos adequados ao seu tipo de pele. Além disso, aplicar camadas finas e uniformes de maquiagem e evitar o uso de produtos incompatíveis pode ajudar a manter a maquiagem intacta por mais tempo.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp