A conferência do clima COP 30 está marcada novembro de 2025, em Belém, mas já está movimentando a economia local. Uma das iniciativas é o Projeto ‘Cosméticos da Amazônia’, desenvolvido pelo Sebrae para impulsionar a produção regional com o apelo ‘clean beauty’ ou ‘beleza limpa’: itens mais naturais, veganos, botânicos, orgânicos e sustentáveis, que levam em conta toda a cadeia produtiva e se inserem na chamada bioeconomia.
Um dos cases que esteve presente na Hair Brasil, em São Paulo, é o do Ver-o-Fruto, de Belém do Pará, cujo nome se inspira na feira do Ver-o-Peso, e tem no caroço de açaí o seu elemento base de produção. “Entrei nesse ramo com o propósito de contribuir para o meio-ambiente, desenvolvendo artigos com resíduos da agroindústria do açaí”, conta a engenheira Ingrid Teles, fundadora da marca.
No Pará, o açaí faz parte da cultura alimentar o que gera uma quantidade entre 16 e 17 toneladas de caroços descartados de forma irregular diariamente em Belém. A quantidade exacerbada gera lixo e problemas ambientais. A oportunidade de participar do programa ‘Inova Amazônia’, iniciativa do Sebrae que fomenta a criação e desenvolvimento de negócios inovadores com uso sustentável de recursos da biodiversidade amazônica, foi fundamental, segundo Ingrid, para a estruturação da empresa.
Com dois anos de existência, a Ver-o-Fruto tem como público-alvo profissionais que atuam como esteticistas. No estande do Sebrae, a empresa promoveu os dois mais recentes lançamentos: o esfoliante suave feito com semente do açaí (120ml - R$ 25) e o shampoo sólido de óleo de patauá e manteiga de murumuru (100g - R$ 45). A venda é feita pelo direct no instagram ( https://www.instagram.com/verofrutopa/
), ou em SP na loja Flor de Jambu.
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