Prejuvenation: quando começar tratamentos estéticos preventivos, sem exagerar na dose?
Divulgação
Prejuvenation: quando começar tratamentos estéticos preventivos, sem exagerar na dose?

Os sinais do tempo são inevitáveis, ainda que você siga uma rotina saudável, com alimentação balanceada e uma higiene do sono adequada, assim como a prática de atividade física regular, sem exageros também.

Entretanto, com o passar das décadas, principalmente no rosto, parte mais evidência, as marcas de expressão, manchinhas, flacidez e perda de gordura, acabam denunciando a idade. Mas como manter a expressão jovem, sem exagerar na dose, por meio de tratamentos estéticos preventivos?

Para manter e valorizar as características naturais de cada paciente, surge o conceito Prejuvenation, uma junção das palavras prevenção e rejuvenescimento, que tem conquistado as gerações Y e Z, que visam essa prevenção de sinais futuros mais marcantes e difíceis de serem tratados.

“Por meio de protocolos personalizados, oriento meus pacientes a iniciarem uma rotina de cuidados profissionais desde os 25 anos, preparando a pele para a próxima década, quando os sinais de envelhecimento são mais evidentes”, explica a dermatologista Priscilla Sarlos, da clínica Les Peaux.

Não são apenas os procedimentos não invasivos realizados em consultório, mas também rituais de skincare, que também possuem essa finalidade preventiva por parte deste público. Confira as principais dúvidas sanadas pela médica Priscilla.

1- Qual é a idade que as mulheres devem começar tratamentos e cuidados de skincare visando uma prevenção dos sinais do tempo?

A nossa pele conta uma história que começa no nascimento. O uso de sabonetes e hidratantes hipoalergênicos, específicos para os bebês é o primeiro cuidado com a pele.

A partir dos 6 meses já acrescentamos o uso do principal aliado na prevenção do câncer de pele e também do envelhecimento: o protetor solar.

Mantemos esse cuidado básico geralmente até a puberdade, por volta dos 10 anos, quando há surgimento da oleosidade e existe uma tendência ao aparecimento da acne (popularmente conhecida como espinha). Nesta idade, geralmente adaptamos o sabonete e o hidratante para uma pele acneica e acrescentamos o uso de derivados de retinoide associados ou não a substâncias antibacterianas (antibióticos ou não).

Além disso, já podemos acrescentar também uma vitamina C tópica para prevenir ou tratar as manchas, que podem suceder as lesões de acne. Da adolescência até os 25-27 anos, em média, esse skincare minimalista geralmente é suficiente.

A partir daí notamos os primeiros sinais de envelhecimento, podemos associar produtos específicos no skincare (como cremes a base de ácido hialurônico, produtos para tratamento das olheiras, dentre outros). Além disso, já indicamos procedimentos injetáveis associados ou não a tecnologias.

2 – Como é feito esse planejamento para as próximas décadas e quais os procedimentos (injetáveis , com uso de tecnologia e cuidados de skincare) indicados?

O skincare deve ser avaliado 1-2 X/ano e engloba minimamente um sabonete, hidratante, vitamina C, protetor solar e algum ácido noturno intercalado ou não com algum produto à base de ácido hialurônico.

Como o objetivo é prevenir, a toxina botulínica é o injetável mais indicado porque podemos tratar as rugas dinâmicas (que aparecem com a dinâmica da face) e evitar que elas se tornem estáticas (aquelas rugas perceptíveis mesmo com o rosto em repouso).

Além disso, podemos embelezar o olhar, com um arqueamento discreto no terço distal da sobrancelha feminina e também podemos tratar o bruxismo ou afinar o terço inferior da face, nos pacientes com hipertrofia de masseter.

A manutenção do tratamento com a toxina botulínica deve ser feita de 6/6 meses. Desta forma, “educamos” o músculo da nossa face para envelhecemos melhor. O segundo procedimento injetável indicado é o preenchimento com ácido hialurônico.

As principais áreas de tratamento são: olheiras, malar (bochechas), lábios, nariz e queixo. O foco nesse caso é corrigir alterações estruturais ou realçar pontos de beleza. Por último, em média após os 30 anos, iniciamos uma poupança de colágeno com o uso dos bioestimuladores como o ácido Poli-L-láctico ou a hidroxiapatita de cálcio.

Quanto à laserterapia, existem diversas opções. O laser Chrome é ótimo para o tratamento das olheiras pigmentares, rosácea, poros abertos, melasma, cicatrizes de acne, dentre outros. A luz pulsada também pode ser indicada para rosácea, com ótimos resultados. Se a queixa for papada ou um início de flacidez, o US micro e macrofocado está mais indicado.

3- O que deve ser feito para que não haja um exagero em termos de procedimentos?

O foco é prevenção e embelezamento. Nesse ínterim os procedimentos servem apenas para devolver perdas e realçar pontos de beleza. Procurar um profissional qualificado, que entenda sobre a anatomia do envelhecimento é fundamental para que se obtenha resultados elegantes e naturais.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!