O uso precoce de maquiagem e dermocosméticos por crianças e adolescentes tem sido cada vez maior. Parte desse impulso tem a ver com a influência das redes sociais, onde esses jovens são bombardeados por trends de beleza.
Isso, porém tem trazido também preocupação: o apelo cada vez mais precoce à iniciação de rotinas de skincare. Enquanto cuidados básicos com a pele são benéficos, a adoção de regimes complexos e o uso de produtos cosméticos destinados a adultos podem ser prejudiciais para a delicada pele dessa turma mais nova.
De acordo com o biomédico mineiro, mestre em Medicina Estética, Thiago Martins, utilizar produtos inadequados para a idade podem causar danos como alergias, irritações e até problemas mais sérios a longo prazo.
“Muitos cosméticos contêm substâncias químicas que podem ser prejudiciais, especialmente para a pele ainda em desenvolvimento de crianças e adolescentes.”
É importante, de acordo com o profissional, ter cautela no uso, mesmo naqueles produtos especificamente formulados para essa faixa etária. Entre as razões o profissional fala sobre o fato de a pele das crianças ser mais fina e sensível do que a dos adultos, tornando-as mais suscetíveis a reações provocadas por produtos químicos presentes nesses itens.
“Além disso, o uso precoce de maquiagem pode obstruir os poros, levando a problemas como acne e dermatites, especialmente durante a adolescência, quando a pele já está mais propensa a essas condições devido às mudanças hormonais.”
Alguns produtos de maquiagem, segundo o profissional, podem conter substâncias químicas potencialmente prejudiciais, como parabenos, ftalatos e chumbo, por exemplo.
Desenvolvimento de uma imagem corporal negativa
Outro ponto importante que merece discussão é que isso, conforme Thiago, pode contribuir para a pressão estética e o desenvolvimento de uma imagem corporal negativa, incentivando a ideia de que a aparência natural não é suficientemente boa.
Por que crianças devem evitar o skincare desde novas?
Embora o cuidado básico da pele seja importante em qualquer idade, incluindo limpeza suave e proteção solar, crianças não devem usar produtos de skincare destinados a adultos ou tratamentos intensivos, a menos que haja uma condição de pele específica diagnosticada por um médico especialista da área. “O uso desnecessário de produtos de skincare pode perturbar o equilíbrio natural da pele.”
Entre os conselhos a pais e responsáveis, o especialista cita:
• Seletividade e moderação : Caso decidam permitir o uso de maquiagem, escolher produtos hipoalergênicos, não comedogênicos, e formulados para peles sensíveis, preferencialmente aqueles projetados especificamente para este público.
• Educação sobre cuidados com a pele : Ensinem a importância de uma rotina de cuidados com a pele que inclua limpeza suave e proteção solar adequada.
• Monitoramento : Fiquem atentos a quaisquer sinais de irritação ou desconforto na pele das crianças e adolescentes, interrompendo o uso de qualquer produto que cause essas reações.
• Promova a autoestima : Encorajem seus filhos a apreciarem sua beleza natural e a entenderem que a maquiagem não é necessária para melhorar sua aparência.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!