O resultado das cirurgias levantou suspeitas de fraude
Reprodução
O resultado das cirurgias levantou suspeitas de fraude

A cirurgia plástica e procedimentos estéticos podem trazer resultados surpreendentes, fazendo com que qualquer pessoa tenha alguns anos a menos, mas esta semana, o antes e depois de uma mulher de 68 anos viralizou nas redes sociais e levantou questionamentos sobre a veracidade dos resultados.

O resultado da cirurgia plástica realizada em Dilek, de 68 anos, levantou uma série de debates da internet após ser divulgado no perfil oficial do cirurgião plástico turco, Dr. May, responsável pelos procedimentos.

Dilek aparece irreconhecível em diversos ângulos, o que, de acordo com o médico responsável ocorreu dois anos após a paciente realizar uma rinoplastia - plástica no nariz -, um facelift - estica a pele do pescoço e rosto para eliminar marcas de envelhecimento - e uma blefaroplastia - cirurgia para retirar excessos de pele na região dos olhos. O médico disse que os resultados foram apresentados dois anos depois das cirurgias. 

Nos comentários da publicação, internautas questionaram se os resultados eram reais e houve até mesmo quem levantasse a possibilidade do uso de efeitos digitais nas fotos.

É possível ter resultados tão surpreendentes assim?

De acordo com a médica pós-graduada em dermatologia, Nicolly Machado, a melhora na qualidade da pele mostrada nas imagens não decorre dos procedimentos citados pelo médico.

“Apesar de o grupo de procedimentos citados pelo cirurgião responsável ter realmente efeitos impressionantes como reduzir rugas, adaptar o contorno do nariz deixando-o mais harmônico com o rosto e retirando o excesso de pele, o resultado mostrado provavelmente foi exagerado com edições de imagens”.

“Podemos notar uma melhora abrupta na qualidade e firmeza da pele, o que não se explica pelos procedimentos citados”, afirma Nicolly Machado.

Segundo o biomédico mineiro, fisioterapeuta dermatofuncional e mestre em Medicina Estética, Thiago Martins, é possível, sim, que o paciente consiga mudanças expressivas na aparência após a realização de procedimentos estéticos.

“De um modo geral, a rinoplastia consiste em uma cirurgia na qual se altera a estética e a funcionalidade do nariz através da manipulação de estruturas como cartilagem, osso e pele. Com esse tipo de procedimento, o médico cirurgião plástico consegue mudar o tamanho e também o formato do nariz ou das narinas, bem como ajudar nos problemas nasais.”

Já o lifting facial é uma cirurgia que oferece uma melhora visível dos sinais de envelhecimento que afetam tanto o rosto como o pescoço, como os vincos na pálpebra, a flacidez no terço médio da face, gorduras deslocadas, papadas e excesso de pele no queixo e mandíbula.

“Tem indicação para pacientes com mais de 50 anos e os resultados são muito individuais, dependendo da estrutura facial do indivíduo. Ele é realizado a partir de uma incisão que começa no couro cabeludo na região temporal, segue em torno da orelha e termina na parte inferior do couro cabeludo. Com ela é possível redistribuir a gordura na face, na papada e no pescoço”.

Já a blefaroplastia é uma intervenção que tem como objetivo retirar excessos de pele da região dos olhos. Thiago conta que tais procedimentos só podem ser realizados por cirurgião plástico com registro em seu conselho.

Mas não para por aí! Atualmente, existem procedimentos estéticos não invasivos que também tem indicação para pessoas que querem melhorar o aspecto da pele e o envelhecimento causado pelo tempo.

“Obviamente, são técnicas com uma durabilidade muito inferior à uma intervenção cirúrgica, mas trazem excelentes resultados quando executados por bons profissionais.”

Entre elas, Thiago ressalta o uso de bioestimuladores de colágeno, que tem como objetivo estimular a produção de colágeno na pele. “Eles, normalmente, requerem cerca de três sessões para obter resultados satisfatórios, e os efeitos podem durar até 24 meses, dependendo da condição da pele do paciente. É necessário manutenção anual.”

A toxina botulínica, segundo o biomédico, conhecida como botox, também tem ampla utilização para suavizar linhas e rugas faciais e é indicada para levantar e realçar o olhar, bem como o preenchimento com ácido hialurônico, usado para preencher rugas e linhas profundas e devolver ou adicionar volume a áreas como lábios, bochechas e queixo. “Ele tem durabilidade entre 12 e 18 meses.”

Uma outra técnica que entrega um excelente resultado, promovendo um lifting facial sem cortes, é o Ultraformer, onde o biomédico explica que o aparelho utiliza da energia do ultrassom para promover o estímulo de colágeno, a queima da gordura e também atingir a camada muscular que temos embaixo da pele.

“Seu efeito pode ser observado após a primeira sessão e se torna ainda mais evidente em três meses, tempo em que perdura o estímulo de colágeno."
Vale ressaltar que é fundamental buscar um profissional qualificado e que tenha registro em seu conselho e que esteja apto a realizar tais procedimentos de forma correta, experiente e sempre segundo as necessidades do paciente.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!