É chegada a hora de cuidar dos lábios com mais atenção. Segundo a dermatologista Vanessa Perusso, poluição, vento, frio, baixa ingestão de água, uso de determinados medicamentos e até mesmo a saliva podem ressecar os lábios, já que ele possui um pH ácido e conta com a presença de enzimas digestivas que agravam o quadro e prejudicam a cicatrização.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
E como mantê-los hidratados? “Evite passar a língua sobre os lábios, faça um esforço para aumentar o consumo de água, mesmo sendo mais difícil agora que o verão terminou, o ideal é ingerir pelo menos 2 litros por dia. Não morda e não puxe as “pelinhas”, rachaduras ou machucados que já podem ter surgido. E por fim, invista em lip balms e protetores com ativos reparadores e hidratantes para reestruturar o manto lipídico da região”, recomenda a profissional.
O que não faltam são lançamentos específicos para os lábios. A Ricca acaba de ampliar seu portfólio de protetores labiais e apresenta a linha Vita Balm. A novidade traz FPS 15 de proteção contra raios UVA e UVB, além da ação antioxidante e regenerativa da vitamina E, que evita rachaduras causadas pelos efeitos do sol, do vento e do tempo seco. A linha Vita Balm conta ainda com manteigas e óleo de rícino, combinação que cria uma camada protetora que prolonga sua ação, traz maciez e garante emoliência e hidratação dos lábios por horas.
A Dermatus colocou no mercado o Revitalize Lábios, que promete diminuição de rugas, definição dos lábios e contorno com ação hidratante. O produto vai além da sua função reafirmante e preenchedora do contorno da boca. Ela também hidrata e protege os lábios, melhora o seu aspeto e ajuda a prolongar o efeito do batom. Nele, contém ativos como o adipofill, que auxilia na reversão da perda de tecido adiposo e reduz os sinais visíveis do envelhecimento dos lábios, vitamina E, ácido hialurônico, aquaporine que colabora na hidratação natural e restauração da camada protetora deixando a boca hidratada sem o aspecto pegajoso.
“Desenvolvemos o Revitalize Lábios para atender as necessidades femininas que estão na busca do efeito plump. Diferente dos outros gloss, o Revitalize Lábios proporciona volume, hidratação e prevenção de rugas. Poder ser usado como sérum pela manhã ou à noite, ou como primer antes do batom”, explica a farmacêutica e diretora de marketing da Dermatus, Claudia Souza.
Quem também lançou produtos para a área foi a Bel Col, que apresenta o ExfoPeeling (uso profissional e home care): Com sabor adocicado e aroma de tutti-frutti, o produto é um esfoliante à base de açúcar granular, enriquecido com vitamina E, óleos emolientes e manteiga de karité, que deixam os lábios hidratados, e claro, com uma doce sensação, mas sem ser enjoativo. Sua esfoliação é suave, estimula a circulação e não causa nenhuma agressão. Além disso, possui ação anti- inflamatória, previne o dano celular induzido pelos radicais livres e aumenta a textura dos lábios com maciez.
Também da Bel Col, o HidraGloss tem uso profissional e home care. Vem com ativos como ácido hialurônico, D- Pantenol, vitamina E, óleo de rícino, amêndoas, manteiga de Karité e ceras de abelhas e de carnaúba conferem uma experiência única, marcante e extremamente agradável. Sua ação ajuda a restaurar a aparência saudável dos lábios, proporciona emoliência com suavidade, aumento e volume (efeito filler), ameniza a aparência das rugas e linhas e ainda ilumina, promove maciez, brilho e intensa hidratação.
Além dos itens de cuidados em home care, está bem na moda procedimentos labiais feitos em clínicas de estética, para deixar a região maior e mais hidratada. A especialista em Master Lips, Dileia Rocha, explica que normalmente, lábios mais pálidos causam a sensação de que são menores. "Isso acontece devido a desidratação e o tempo frio, principalmente no outono, o que chamamos de agressões externas. Outro fator é o processo natural de envelhecimento, em que associamos a alterações de cor, tamanho e superfície”, comenta a especialista que leva o título de Master em migropigmentação labial e está à frente do Easy Lips, em Ipanema.
Segundo ela, “a micropigmentação pode ser uma aliada dos lábios pálidos, já que faz com que eles aparentem ser mais volumosos após o processo. Existem diferentes técnicas no mercado, mas as mais indicadas são a Full Lips, que garante um efeito batom; Aquarele Lips, que dá a sensação de boca saudável e hidratada; e a neutralização labial para clarear bocas escuras”.
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !
Outro que está bombando é o tratamento labial, que não tem micropigmentação. “O procedimento consiste em remover as células mortas dos lábios, com o uso do ácido hialurônico, e promover uma hidratação super potente, que revitaliza e devolve seu aspecto jovem, já que uma de suas muitas funções é preencher as rugas que chegam com o envelhecimento da mucosa e ativar a coloração natural da boca, dando um efeito de lip tint duradouro na área”, explica Isa Santini, expert em gestão de luxo e CEO do Ateliê Beauty, spa conceito pioneiro em inovação, que oferece o método em seu portfólio.
“É um procedimento, praticamente indolor, em que algumas agulhas são inseridas no local. O resultado é imediato. Após a aplicação, um pouco de inchaço é esperado e ele deve diminuir ao longo dos dias, dando, cada vez mais, efeito natural aos lábios”, complementa. A duração do método não é permanente, mas, segundo a especialista em beleza, o tempo e a necessidade de retoque vai de acordo com a preferência de cada paciente, podendo variar de um a três meses.