Mulher lavando o cabelo
Foto de cottonbro no Pexels
Mulher lavando o cabelo


Com a chegada do inverno,  como em toda mudança de estação, a nova estação se reflete em nossos corpos. Nesta época ouvimos reclamações sobre o aumento da queda de cabelo  e dúvidas sobre como manter os fios bonitos, saudáveis e livres do ressecamento característico das temperaturas mais baixas. 

Para esclarecer às questões mais comuns sobre cuidados com os cabelos no inverno, o iG Delas conversou com especialistas para saber o que é verdade e o que é mito neste tema. Confira e proteja suas madeixas.


O cabelo cai mais no inverno?

Verdade. De acordo com a dermatologista Letícia Bortolini, muitas pessoas sofrem passam por um aumento na troca dos fios no inverno, porém isso se dá por conta dos dias mais curtos. Desta forma, o aumento no volume de queda se dá mais pela renovação capilar mais acelerada que em épocas com dias mais longos e com maior luminosidade natural.

Água quente faz mal para o couro cabeludo?

Verdade. Segundo dermatologista Daniel Cassiano, lavar os cabelos com água quentepode desencadear uma dermatite seborreica , é quando o couro cabeludo fica inflamado e apresenta descamação, coceira e vermelhidão.

Você viu?

Usar secador todos os dias queima os fios

Mito, com algumas ressalvas. "Não há problema em usar secador todos os dias. Usar sempre um protetor térmico nos fios e o secador o mais afastado possível da raiz. Enquanto o cabelo ainda estiver úmido, usar as mãos para evitar quebra do fio com pente ou escova", explica Cassiano.

Dormir com o cabelo molhado quebra os fios

Verdade. "O cabelo úmido tem maior elasticidade, mas ele quebra mais facilmente sim, então isso até pode ser que aconteça mas não é a regra, para quebrar ele precisa ser puxado, esticado", diz Bortolini.

5) O cabelo fica mais oleoso no inverno

Depende. Segundo Cassiano, no inverno a tendência é um ressecamento do couro cabeludo, não a oleosidade dos fios. Porém, isso pode acontecer se existe um uso frequente de água quente para lavar os cabelos, diz Bortolini.

Cuidados extras


Frequência das lavagens - Como cada cabelo tem uma produção de sebo individual, cada pessoa avalia a necessidade e a frequência com que deve lavar a cabeça. Para fins de odor, o recomendado é lavar no mínimo de três vezes por semana. Para quem tem cabelos secos, ele também indica o uso de shampoos apropriados para low poo/cowash, pois não deixam os fios desidratados.

Procedimentos a serem evitados - Para quem se preocupa em interromper processos químicos nos cabelos, Bortolini avisa que o tempo frio não é um impedimento. Ela apenas recomenda não lavar com água muito quente e manter os cabelos hidratados e nutridos com produtos apropriados para cabelos com química.

Bônus de saúde capilar no inverno

  • Usar o shampoo somente na raiz, sem esfregar a haste do fio com ele - apenas a espuma que escorrer na hora do enxágue.
  • Quando o cabelo estiver úmido, penteie com as mãos, sem usar escovas ou pentes.
  • Se for usar o secador, coloque no vento frio ou morno e sempre use protetor térmico.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!