Para encarar a pandemia do novo coronavírus que assola o Brasil e o mundo, uma das melhores práticas é lavar as mãos com água e sabão. Além disso, também é eficiente  usar álcool gel para higienizar as mãos

O uso de álcool gel pode ressecar as mãos
Pixabay/Gadini
O uso de álcool gel pode ressecar as mãos


Tanto água e sabão quanto o álcool gel são bem-vindos nesse momento porque conseguem dissolver a camada de gordura que envolve o vírus, matando-o. Entretanto, as mãos podem sofrer com tudo isso.

A dermatologista Fabiana Seidl afirma que usar o álcool gel e lavar as mãos com frequência pode acabar "ressecando e predispondo à fissuras e dermatites, mas na atual situação que vivemos não tem jeito, temos que lavar as mãos várias vezes ao dia e de maneira correta”. 

Leia também: 5 dicas para ter unhas mais fortes

Você viu?

A pele fica ressecada  porque, como explica o médico Franklin Veríssimo, o uso de sabonetes, detergentes ou álcool gel em excesso destrói camadas de proteção, o que facilita a desidratação e o ressecamento excessivo, levando a dermatites e ferimentos.

Qual hidratante usar para combater o ressecamento das mãos?

É fundamental usar um bom hidratante depois de lavar as mãos ou do álcool gel para evitar o ressecamento da pele
Pexels
É fundamental usar um bom hidratante depois de lavar as mãos ou do álcool gel para evitar o ressecamento da pele

A solução é apostar no bom e velho hidratante. "Os mais indicados são os que contém manteiga de karité, vitamina B5, A e E, glicerol e óleo de amêndoas", lista Fabiana. Veríssimo concorda e ainda completa, lembrando que tais ativos formam uma barreira que mantém a hidratação da pele. 

O médico ainda cita Aloe Vera e o Ácido Hialurônico como bons agentes hidratantes. Além disso, até em tempos de quarentena e isolamento social, Veríssimo ressalta que é importante dar preferências a produtos com fator de proteção solar. 

Leia também: 20 alimentos que deixam a pele, cabelos e unhas mais bonitos

E mesmo com todos esses cuidados, Fabiana faz um alerta. A melhor opção é sempre lavar as mãos com água e sabão. O álcool gel deve ser usado quando se há pia ou torneira por perto, por perto. Nesse caso, é preciso esperar o produto secar totalmente na pele antes de aplicar o hidratante da sua escolha. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!