A água micelar se tornou popular entre as apaixonadas por beleza principalmente por causa de sua multifuncionalidade. Além de limpar, ela também serve para remover maquiagem, tonificar e hidratar a pele - prático, não é? Essa ideia “1001 utilidades” fez com que a tal substância fosse usada também em produtos de cabelo, como o shampoo micelar. 

Leia também: Jovem completa dois anos sem lavar o cabelo com shampoo e condicionador

A maior diferença entre um shampoo micelar e um 'comum' e a presença de moléculas que separam a água da gordura
shutterstock
A maior diferença entre um shampoo micelar e um 'comum' e a presença de moléculas que separam a água da gordura

Segundo Ana Regina, que é técnica Embelleze, a água micelar é um líquido rico em micelas —moléculas capazes de interagir com e separar moléculas de água e gordura —, que "atraem" as impurezas, seja do cabelo ou pele. "Isso significa que o produto, como é o caso do  shampoo micelar  promove uma limpeza profunda e hidrata ao mesmo tempo, já que não agride" diz. 

As micelas usadas da água micelar  para a limpeza do rosto são as mesmas encontradas nos shampoos, condicionadores e outros produtos para os cabelos. “O shampoo com essa tecnologia tem a função de limpar de forma profunda os fios, já que os cabelos absorvem até mais poluição e impurezas ao longo do dia do que a pele.”

Essa limpeza, explica a profissional, é feita sem retirar os nutrientes dos fios. “As micelas agem na fibra capilar, porém apenas na superfície, não penetrando na estrutura dos fios. Por isso, o cabelo fica limpo sem ressecar”, completa.

Você viu?

A maior diferença entre um shampoo micelar e um “comum” é, realmente, a presença das moléculas. “Os shampoos ‘normais’ normalmente têm adicionais para promover mais alguma ação proposta, como nutrição, hidratação, etc." Ou seja, saber se vale a pena ou não vai depender, principalmente, dos ativos que seu fio mais precisa. 

Leia também: Como fazer cronograma capilar? Rotina de cuidados mantém os fios saudáveis

Para quem o shampoo micelar é mais recomendado?

Ana afirma que os produtos que contém micelas é recomendado para todos os tipos de cabelo , já que a limpeza é feita de forma sutil. “Mas os cabelos oleosos são os que se beneficiam mais por uma ação ótima na limpeza nesse excesso de oleosidade”, comenta. 

*Preços consultados pela internet no dia 05/08/2019

Pantene, Embelleze, Seda, Dove e Salon Line são algumas marcas a oferecer linhas com micelas. E, acredite, é fácil incluir um shampoo micelar  em todas as lavagens. “Esses produtos também podem ser grandes aliados para aquele dia que irá fazer uma super hidratação no cabelo, já que a limpeza eficiente faz o cabelo absorver melhor os produtos”, finaliza a profissional. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!