Entre as pessoas que curtem cuidar da pele, é comum quem busque máscaras faciais como forma de mantê-la bem hidratada e nutrida. Apesar disso, ainda é mais fácil encontrar esse tipo de produto em lojas de cosméticos e mercados fora do país - especialmente na Ásia - e são poucas as marcas nacionais que oferecem opções variadas. 

Leia também: Especialistas ensinam receitas caseiras para cuidar das unhas e da pele

O número de brasileiras que estão buscando máscaras faciais como opção para manter a pele hidratada cresce a cada dia
shutterstock
O número de brasileiras que estão buscando máscaras faciais como opção para manter a pele hidratada cresce a cada dia


Para suprir essa necessidade do mercado brasileiro de beleza , a Ricca, marca da Belliz Company, lançou uma linha de máscaras faciais composta por 11 produtos em diversos formatos e embalagens, incluindo máscaras em creme, geleia, tecido, "peel off" — aquele tipo que seca na consistência de látex e deve ser puxada para remover os cravos — e até adesivos secativos para acne. 

Para saber quais são os benefícios dos ingredientes utilizados na composição desses produtos, o Delas conversou com Larissa Viana, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e, de acordo com ela, os compostos realmente podem ser fonte de hidratação e rejuvenescimento para a pele , além de ajudar no combate à oleosidade. 

"A camomila, por exemplo, possui ativos calmantes, antioxidantes, cicatrizantes e iluminadores. Já a maleleuca é curativa, antisséptica, analgésica, anti-inflamatórias, antiviral e possui muitos outros benefícios desintoxicantes", explica a dermatologista. Esses dois itens ainda são combinados com hialuronato de sódio, que também ajuda a hidratar, dar brilho e deixar a pele macia. 

Outra opção é uma composição de extrato de romã. Em uma máscara, esse ativo é antioxidante e ajuda na redução da oleosidade e da acne. A mistura também leva niancinamida, que estimula a produção de diversos nutrientes e proteínas como a queratina e a filagrina, que ajudam a reter a água entre as células, promovendo a hidratação .

Ingredientes como panthenol, própolis e ginko biloba também são benéficos para a pele. "O panthenol é hidratante e previne o envelhecimento precoce da pele. Já o própolis possui ação cicatrizante, anti-inflamatória e antioxidante, assim como o ginko biloba, que também ajuda a melhorar a circulação e combate olheiras, por exemplo", afirma Larissa.

"O chá verde é outro ingrediente que funciona como um potente antioxidante e seu alto teor de ácido tánico é excelente para reduzir o inchaço e a inflamação dos tecidos da pele", explica ela. O ativo do chá ajuda a proteger a pele dos efeitos dos raios solares e ainda reduz os efeitos adversos na pele pela exposição a raios UV.

A especialista também afirma que carvão ativado, que normalmente é utilizado nas máscaras industrializadas visando a remoção de cravos, também é um ótimo aliado contra a oleosidade. "Ele promove um efeito detox, eliminando da pele partículas de sujeira e estimulando a renovação celular", explica. 

Leia também: Adolescente faz tratamento para acne com chá verde e mel, mas funciona?

O que é preciso saber antes de usar máscaras faciais?

Máscaras faciais de tecido têm os ativos mais concentrados e em quantidade certa para serem absorvidos pela pele
shutterstock
Máscaras faciais de tecido têm os ativos mais concentrados e em quantidade certa para serem absorvidos pela pele


Antes de escolher qual ativo é melhor para você, é preciso saber se a sua pele é seca, oleosa ou mista. Dessa forma, é mais fácil descobrir quais nutrientes seu corpo precisa e, principalmente, chegar ao resultado que as máscaras oferem.  "Se seu tipo de pele tem tendência oleosa, é melhor evitar as máscaras super hidratantes, que podem causar acne", alerta a especialista. 

Além disso, pessoas que possuem peles extremamente ressecadas e com lesões, como eczemas, devem evitar o uso de máscaras faciais que contêm argila. "As argilas são naturalmente cicatrizantes, regeneradoras e calmantes, sendo uma boa solução para todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis, ou com problemas, como as peles acneicas, envelhecidas ou fotoenvelhecidas", diz. Porém, o uso contínuo desse item pode deixar a pele ressecada. 

Outro ponto importante é saber se há alguma espécie de alergia aos ativos do produto. Para fazer isso, Larissa recomenda testar o produto no antebraço com ao menos dois dias de antecedência antes de aplicar no rosto. Se houver alguma reação alérgica no local aplicado, não é uma boa ideia aplicá-lo no rosto. Caso contrário, o uso é liberado. 

Se a dúvida for sobre como escolher entre uma máscara de tecido ou uma em creme, a dermatologista explica que o resultado é o mesmo. "A única diferença é que as máscaras de tecido são individuais e possuem a quantidade de produto certa para ser absorvido pela pele. Os cremes podem ser usados mais de uma vez e por mais de uma pessoa, além de precisarem de uma conservação adequada para uma maior duração", afirma.

No caso do adesivo secativo para acne, a dermatologista não recomenda que ele seja utilizado durante o dia inteiro, como alguns produtos recomendam. "Também não é bom sair ao sol utilizando o item, apenas colar o adeviso sobre a espinha à noite e com a pele limpa", diz Larissa. 

Leia também: Quer fazer a própria maquiagem em casa? Veja dicas de especialista

Quero fazer em casa, e agora?

As máscaras faciais feitas em casa também funcionam tanto quanto as industrializadas e utilizam os mesmos ativos
shutterstock
As máscaras faciais feitas em casa também funcionam tanto quanto as industrializadas e utilizam os mesmos ativos

Se você se interessou pelos benefícios dos compostos das máscaras, fique sabendo que não é estritamente necessário comprá-las, já que é possível criá-las em casa mesmo. A recomendação da especialista, seja com os produtos industrializados ou feitos em casa, é utilizar as máscaras faciais uma vez por semana e, antes de aplicá-las no rosto, higienizar bem a pele.

"Outra sugestão é sempre consultar um especialista antes de utilizar essas receitas combinadas à outros produtos para o rosto, como sabonetes, hidratantes e filtro solar adequados", finaliza Larissa. Confira algumas receitas que podem ser úteis:

  • Contra espinhas e oleosidade

De acordo com a dermatologista, a mistura de uma colher de sopa de chá verde e uma colher de sopa de mel pode ser um ótimo remédio contra as espinhas, por exemplo. A receita é preparar o chá e, depois de pronto, misturá-lo com o mel. "Espere esfriar, use como uma máscara facial por cerca de 20 minutos e depois lave o rosto. Você também pode borrifar a mistura no rosto antes de dormir ou retirar o pó do saquinho de chá para fazer a máscara", sugere a especialista.

Outra receita para peles com acne ou para uma máscara detox, é misturar uma colher chá  de argila verde, uma gota de óleo essencial de eucalipto e duas gotinhas de óleo essencial de melaleuca em uma colher de sopa de água. "Dilua os óleos em água e acrescente a argila. Misture bem e aplique no rosto, evitando a área dos olhos", indica. É recomendado deixar entre cinco e oito minutos e, depois, é só lavar e secar o rosto de forma delicada.

  • Para peles irritadas e sensíveis

Para fazer uma máscara facial com efeito calmante, utilize duas colheres de chá de mel, uma colher de gel de babosa (aloe vera) e acrescente uma ou duas gotas do óleo essencial para seu tipo de pele. Misture tudo, aplique, deixe entre dez e 15 minutos e, depois, lave com água quente. "Essa receita possui efeito calmante e pode ser utilizada para pele irritada e sensitiva. É bom para todos os tipos de pele e não há contra-indicação."

Se a sua pele fica muito exposta ao sol e tem algumas manchas, uma das melhores máscaras faciais para mantê-la saudável é a feita com uma colher sopa de argila branca, uma colher sopa de vinagre de maçã e entre duas ou três gotas do óleo essencial mais indicado para o seu tipo de pele. Misture tudo com água de maneira suficiente para formar uma pasta, passe no rosto e limpe depois de 15 minutos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!