Assim como os cosméticos, os pincéis de maquiagem também evoluíram muito com a tecnologia. Porém, para muitas mulheres, esses itens ainda são um mistério. Com tantos formatos e tamanhos diferentes, é bem fácil se confundir na hora de saber para o que cada um serve e, principalmente, como utilizá-los da forma correta. 

Leia também: Delineado carimbado? Veja o pincel faz o olho gatinho em apenas 1 passo

Existem diversas opções de pincéis de maquiagem no mercado, mas existem modelos que são essenciais para o dia a dia
shutterstock
Existem diversas opções de pincéis de maquiagem no mercado, mas existem modelos que são essenciais para o dia a dia

Se você é uma dessas que está em dúvida sobre qual dos pincéis de maquiagem é o mais adequado para esfumar a sombra ou passar o blush, fique sabendo que não está sozinha. E se a ideia é focar no uso para o dia a dia, é mais importante saber quais são essenciais.  "É bem verdade que existem muitos tipos de pincéis e cada um com a sua finalidade, mas para uso diário ou pessoal, um pincel de cada modelo já é o suficiente", diz Duda Molinos, curador oficial da SD MAKE•UP. 

O especialista afirma que os mais usados são: um de blush, um de pó, um de cerdas longas e macias para esfumar, um pincel com cerdas menores e mais firmes para depositar a sombra, um pincel para delineador, um chanfrado e um de boca. "Esses pincéis já são suficientes para você se virar com muita agilidade", diz. 

Loading...

Loading...



Como usar cada um?

Mesmo que o mercado apresente muitos tipos de pincéis para diversas finalidades diferentes, você não precisa necessariamente adotar todo o que é dito como uma regra. Duda Molinos afirma que é possível usar os pincéis de maquiagem na medida e de acordo com a sua necessidade. "Eu posso usar um de blush para pó, assim como um de sombra para aplicar o iluminador. Não existe uma regra."

Ele explica que, basicamente, os pincéis maiores são usados para a área da pele, facilitando a aplicação de uma maior quantidade de produto no rosto inteiro. Os menores e mais macios são para esfumar o côncavo e os mais firmes são para aplicar e depositar a sombra na pálbebra, deixando mais fácil realizar muitos efeitos diferentes nos olhos.

Já o chanfrado serve para mil e uma utilidades. Você pode usá-lo para: passar o delineador ou sombra em um fino traço, dar acabamento na parte interna ou externa dos olhos e até mesmo dar formato a boca, na hora do batom — mesmo que exista um pincel específico para isso. 

Leia também: Com contorno ou sem? Maquiador dá dicas para ter a maquiagem perfeita

Cerdas naturais x cerdas sintéticas

Agora, se a dúvida é escolher entre pincéis de cerdas naturais ou sintéticas, não se preocupe. O especialista explica que não há diferença de efeito no resultado final. "Com as novas tecnologias, os pincéis com cerdas sintéticas melhoraram muito de qualidade e eles sempre foram mais adequados à higienização", diz. "A vantagem dos pincéis de cerdas sintéticas, desde que sejam produtos de boa qualidade, é que você pode lavá-los e limpá-los com muito mais frequência sem danificar tanto as cerdas." 

"Os de cerdas naturais são mais caros, sofisticados e bonitos, além de confortáveis de usar, mas também tem uma vida útil um pouco mais delicada. A lavagem tem que ser mais precisa e constante, pois afinal de contas, os pelos naturais, assim como cabelos e pelos do corpo, retem muito mais impurezas e tem mais proliferação de fungos e bactérias." 

Leia também: 7 dicas para uma maquiagem natural e sem exageros no dia a dia

Limpeza e higienização dos pincéis

Ainda mais importante do que saber qual pincel usar em diferentes etapas da maquiagem, é ter o conhecimento de que eles precisam ser limpos. A ideia de fazer essa higienização é evitar impurezas, acúmulo de bactérias e fungos, e deve ser feita pelo menos a cada duas semanas.

Para tal procedimento, Duda explica que existem produtos líquidos específicos, mas fala que os itens também podem ser limpos com xampoo neutro ou sabonete de bebê. "Uma boa técnica pode ser simplesmente deixá-los de molho por alguns minutos em uma água limpa com um pouco de xampoo", indica. 

O especialista lembra que, caso você esteja usando cosméticos a prova 'água, será mais difícil de remover a sujeira e os resíduos que ficam nos acessórios utilizando apenas água e xampu. Por isso, nesses casos, será necessário produtos específicos para limpeza de pincéis. 

Leia também: Influencer usa maquiagem de farmácia para esconder espinhas, e vídeo viraliza

Armazenamento e troca

Além disso, o profissional também explica que cada pincel deve ser ser guardados de maneira adequada e com as cerdas penteadas. "Se guardar um pincel úmido de cabeça pra baixo num copo, por exemplo, é muito difícil que volte a ficar com as cerdas na posição que foram confeccionadas, ou seja, elas ficam amassadas."

Duda sugere utilizar a mesma técnica que ele aplica em seus materiais depois de usá-los e higienizá-los: deixar secando ao sol por cerca de duas horas, ao ar livre, para que a água evapore. "Colocar vento do secador é uma outra manobra que funciona porque é rápida, mas tende a descolar as cerdas do pincel, pois quando o ar quente entra em contato com a  cerda colada na haste, há o risco de soltar pelos." 

Ele lembra que, com o passar do tempo, também é fundamental que se troque os pincéis de maquiagem. "Em algum momento temos que perceber que os pincéis estão saturados, às vezes a cada três anos, ou menos. Quando fazemos a higienização a sujeira e resíduo de maquiagem já não sai tanto como antes, aí sabemos que é hora de aposentar o pincel", diz. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!