Se você já está pensando em como vai se maquiar para a noite de Natal e a virada de Ano Novo, talvez essas dicas sejam essenciais; confira

Com a chegada do mês dezembro, todas as atenções se voltam para duas datas: Natal e Ano Novo. As festas de fim de ano — juntamente com alguma confraternização do trabalho — se tornam as maiores preocupações e, em meio a compra de todos os presentes e preparação da ceia, "qual roupa vestir?" ou "qual maquiagem usar?" são perguntas constantes, principalmente se você é daquelas que gostam de se produzir para as festividades. 

Leia tudo sobre maquiagem

Pensar na maquiagem já é uma forma de se preparar para as festas de fim de ano
shutterstock
Pensar na maquiagem já é uma forma de se preparar para as festas de fim de ano


Para te ajudar nesse dilema, o Delas conversou com o maquiador Rodrigo Ramas, finalista do 22º Prêmio Avon de Maquiagem na categoria "Social", que engloba maquiagens para ocasiões sociais como casamentos, festas e eventos. O profissional dá algumas dicas de como arrasar na make e não fazer feio nas  festas de fim de ano .

O primeiro passo, explica Rodrigo, é preparar a pele com um primer. "A base deve estar adequada a seu tom de pele e um grande segredo é esfumar tanto o blush quanto a sombra escolhida." Mas e como escolher essa sombra? Você tem duas opções: apostar na "maquiagem coringa" ou ousar em um estilo mais personalizado.

A maquiagem para as festas pode ter um toque metalizado, como esse batom usado por Bruna Marquezine
Reprodução/Instagram/brumarquezine
A maquiagem para as festas pode ter um toque metalizado, como esse batom usado por Bruna Marquezine


"Fugir do básico na maquiagem é fazer uma pele bem feita, caprichando no contorno, com textura iluminada, que realce seu tom e te ilumine. É sempre bom caprichar na pele, assim você foge do básico e não precisa exagerar. Optar por um batom escuro, que realce os lábios, também é uma dica para ousar", diz o maquiador. 

As sugestões que são certeiras, também chamadas de "coringas", sempre caem bem em eventos, sem chance de errar. Rodrigo indica o olho esfumado e os tons marrom iluminado, champanhe e dourado. Além disso, tons neutros são sempre uma boa indicação de uso.

Leia também: Contorno ou make fresh? O maquiador Duda Molinos dá dicas sobre técnicas

Destacando os olhos

Quer chamar atenção e destacar bastante os olhos? Então saiba que as sombras iluminadoras estão muito em alta! "Os tons de prata, champanhe e dourado tem tudo a ver com essas ocasiões e combinando com um delineado para levantar o olhar", diz o profissional. "Pode ainda apostar nos cílios para evidenciar a região."

Tons metalizados também podem ficar por conta as sombras, como nessa make usada por Claudia Leitte. Delineador e uma boa máscara de cílios completam o olhar
Reprodução/Instagram/ClaudiaLeitte
Tons metalizados também podem ficar por conta as sombras, como nessa make usada por Claudia Leitte. Delineador e uma boa máscara de cílios completam o olhar


Rodigo também dá a dica de que é sempre legal usar delineador, um lápis dentro da linha d'água e usar sombras para esfumar tanto na pálpebra superior quanto na inferior. Isso ressalta e amplifica o olhar. 

Outra opção é a maquiagem metálica que também é uma tendência crescente. Se optar por uma sombra metálica, por exemplo, combine com um batom nude, criando uma composição equilibrada.

E se eu quero dar detaque na boca? A resposta é simples: escolha uma área, ou os olhos ou a boca, para não ficar uma make pesada. "Para a boca é sempre legal contornar os lábios para que você consiga obter um desenho bem bonito. Os tons escuros sempre dão maior destaque, mas é importante encontrar cores que combinem com seu tom de pele."

Dicas de ouro

Se você quer algo que combine mais com o que você vai vestir, procure tons que sejam próximos e conversem entre si, para que não destoe muito. "Se você está usando uma roupa em tons quentes, por exemplo, opte por uma maquiagem em tons quentes também, que sejam parecidos", indica o maquiador. 

Leia também: Saiba como fazer o make durar mais no rosto

Outra sugestão valiosa é para os dias quentes. Aqui no Brasil, as festas de fim de ano acontecem no verão, então é bem provavel que esteja calor durante a noite de Natal ou a virada do Ano Novo. Rodrigo dá a dica de carregar na bolsa um corretivo para fazer os ajustes necessários na maquiagem e, também, é sempre bom ter um pó por perto, para tirar o brilho e a oleosidade. Assim, você fica pronta para arrasar a qualquer hora! 

    Leia tudo sobre: maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.