A meterologia indica uma nova queda nas temperaturas neste inverno, e o frio não costuma fazer muito bem para pele, unhas e cabelos. Nessa estação, eles ficam ressecados e perdem o brilho. Entretanto, o melhor caminho para cuidar de pele e cabelos nem são os cremes e outros comésticos, mas, sim, apostar na alimentação correta e equilibrada. 

Leia também: Saiba como manter pele e cabelos saudáveis durante o frio

Alimentação pode garantir pele e cabelos mais bonitos no frio
shutterstock
Alimentação pode garantir pele e cabelos mais bonitos no frio


De acordo com Luciana Guerreiro, nutricionista do Nature Center, os produtos de beleza e cuidados têm um papel importante, porém os resultados reais vêm da nossa dieta. "A alimentação é a base de tudo, portanto, com o organismo funcionando corretamente, os resultados se tornam visíveis", afirma. 

O que se coloca no prato também ajuda a prevenir e cuidar de problemas comuns do frio como ressecamento, rachaduras e até pequenos sangramentos por causa do tempo seco e da baiza umidade aliada à baixa temperatura. 

Leia também: Descubra como conseguir um cabelo longo, bonito e saudável

O que comer?

Ela aponta alguns nutrientes presentes nos alimentos que são essenciais para a saúde de peles, cabelos e unhas. E o primeiro da lista é o colágeno , velho conhecido quando o assunto é pele jovem e bonita. 

Você viu?

O colágeno, como explica Luciana, é uma proteína produzida pelo corpo e também encontrada em alimentos, suplementos alimentares e cosmésticos. Ele ajuda a manter a pele firme e hidratada e ainda atua contra sinais de envelhecimento. "Também é o responsável formação e manutenção das fibras de alta resistência que conferem elasticidade, flexibilidade e integridade aos músculos, ossos, ligamentos, tendões e pele", detalha a nutricionista. 

Leia também: Sente mais fome no inverno? Veja 5 dicas para não engordar nos dias mais frios

No caso da dieta, o colágeno dos alimentos é sintetizado na digestão e transformado em aminoácido que são espalhados pelo corpo pela corrente sanguínea. Um alimento fonte desse nutriente é a carne vermelha. Mas Luciana afirma que vale incluir no cardápio também itens que ajudem a sintetizar o colágeno como gelatina, geleia de mocotó, sementes de chia e linhaça, oleaginosas como as castanhas, aveia e verduras. 

Vale também investir em fontes de vitamina C, mais um nutriente que ajuda na absorção do colágeno. Portanto, coloque na dieta frutas como mamão, kiwi, morango e laranja. 

Outro item interessante quando o assunto é beleza é o antioxidante . Eles conseguem evitar a ação de radicais livres, que promovem o envelhecimento celular e, consequentemente, de pele, unhas e cabelos. Apostar em antioxidantes contribui para pele e cabelo mais saudáveis e também uma saúde melhor como um todo, já que eles fortalecem o sistema imunológico. 

Pensando nisso, coloque no cardápio frutas e vegetais crus . De acordo com Luciana, dessa forma os antioxidantes são melhores absorvidos pelo corpo. 

O que beber?

Aposte nos chás para manter a hidratação no friozinho do inverno
shutterstock
Aposte nos chás para manter a hidratação no friozinho do inverno

Além de cuidar da alimentação, lembre-se de beber água. No inverno, o corpo perde água atrvés da derme e isso pode resultar em ressecamento e até lesões. Portanto, beba água - ao menos dois litros por dia -, invista em alimentos ricos em líquidos como melancia, abobrinha, acerola e tomate tanto como sucos ou quanto na dieta e faça aproveite o friozinho para um chá bem quentinho. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!