O inverno começou no último dia 21 aqui no hemisfério sul e, apesar da época mais fria do ano normalmente vir acompanhada de uma maquiagem mais carregada, especialistas no assunto afirmam que a pele bem tratada e mais natural continua com tudo.

Leia também: O que você quer saber sobre makes, mas tem vergonha de perguntar

Maquiagem natural exige uma boa hidratação na pele, que deve ser reforçada durante o período mais frio do inverno
Shutterstock
Maquiagem natural exige uma boa hidratação na pele, que deve ser reforçada durante o período mais frio do inverno

Tanto o maquiador Celso Kamura quanto o maquiador oficial da SD Make Up, Duda Molinos, afirmam que a maior tendência de todas na maquiagem para o inverno é o cuidado com a pele. Uma dica de Kamura é limpar bem o rosto antes de dormir e hidratar. “Não podemos esquecer de passar o protetor, mesmo quando parecer que não tem sol. Isso é muito importante”, alertou o especialista em entrevista ao Delas .

Já quando a hidratação vai ser feita antes da make, Molinos aconselha um intervalo de 15 a 30 minutos antes da aplicação do primer e, posteriormente, da base. “Isso vai diminuir as possibilidades de ressecamento na hora da produção. No inverno também pode-se migrar de uma base mais pesada para uma mais fluida e caprichar no corretivo, utilizando um mais pontual nas áreas que precisa para compensar a base.”

Leia também: Combinar make e cabelo é forma de modernizar o look monocromático

O resultado do make também depende das interferências que a pessoa faz no rosto, como tirar a sobrancelha ou buço. Esses procedimentos devem ser feitos alguns dias antes de uma data especial para não deixar marcas, que ficam mais acentuadas no inverno, alerta Molinos.

Outras tendências

Metalizados e a técnica undershadows, que são as sombras, lápis ou delineadores abaixo dos olhos, também estão em alta
Instagram/eledorli/Reprodução
Metalizados e a técnica undershadows, que são as sombras, lápis ou delineadores abaixo dos olhos, também estão em alta

De acordo com Kamura, neste inverno as mulheres podem investir no make monocromático, no nude, produtos com pigmentação metálica, como sombras, e os under shadows, que são as sombras, lápis ou delineadores abaixo da linha d'água dos olhos.

Você viu?

“Também estarão em alta os batons com fundos acinzentados e amarronzados e o make nude com viço, que é o iluminado na medida certa – fica bem para todas as mulheres. A mulher não pode deixar de passar blush. Ela pode apostar em um tom pêssego queimado para o inverno, para não ficar com cara abatida”, aconselha o maquiador. O especialista dá ainda outra dica para essa época do ano: os batons cremosos. “Eles funcionam super bem no frio, quando os lábios tendem a ficar mais ressecados. Uma dica é passar pomada para assaduras nos lábios antes de dormir.”

Tendência, como lembra Molinos, é uma aposta dos profissionais da área e não necessariamente uma obrigação a se seguir. Nem sempre elas funcionam para todas as mulheres, mas uma dica para saber se aquela make combina ou não com você é ficar atento ao seu estilo próprio, tipo físico e personalidade.

“A produção tem de ser de acordo com a pessoa. Mas, para experimentar coisas novas, a mulher pode ir acrescentando novos tons, como, por exemplo, substituir um marrom por vinho ou preto por azul-marinho, verde-musgo. Pode também substituir beges por rosados e avermelhados.”

O especialista também indica, para aquelas que querem mudar o visual, apostar em produtos com glitter nos dias que pedem uma maior produção. “Delineadores metálicos, marrom, vinho ou azul podem ser outra aventura. A boca pode migrar para o gloss transparente, com fundo colorido ou até mesmo metalizado. O batom cor de boca pode ser substituído por vinho ou vermelho queimado ou até mesmo marrom.”

Cor no inverno pode?

Quem tem medo de incluir cores na make pode começar aos poucos, fazendo algumas escolhas na boca ou olhos
Instagram/magavilhas/Reprodução
Quem tem medo de incluir cores na make pode começar aos poucos, fazendo algumas escolhas na boca ou olhos

Claro que pode! Kamura acredita que as brasileiras já perderam esse medo de combinar cores com o inverno . O maquiador sabe que, hoje, vale de tudo: boca nada e olho tudo, olho nada e uma boca bem feita ou olho tudo e boca bem feita. “Depende muito da personalidade da mulher que vai carregar esse make. Para quem está começando, minha dica é ir devagar, conhecendo as cores que ficam melhor em você. Maquiagem é pra ser divertido”, conta. Aquelas que não têm muita prática com os pincéis podem optar por lápis de olho coloridos, outra grande aposta do inverno.

Leia também: Maquiagem artística faz sucesso no Instagram com transformações inacreditáveis

A estação é ótima para quem gosta de maquiagem, já que dura mais tempo por conta do clima e as pessoas ficam menos bronzeadas. Uma dica de Molinos para as brasileiras que ainda não se aventuraram nas cores extravagantes é: se tiver cor no olho, evite cor no resto da maquiagem. “Opte por delineador ou sombra colorida ou a boca. Desse jeito as chances de erro são muito menores para as iniciantes.”

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!