Tem mulher que não abre mão de ter as unhas sempre bem feitas e bem cuidadas. O esmalte, então, não pode ter um lascado ou ficar com uma bolha sequer. Para ajudar, reunimos algumas dicas simples para que as mãos fiquem sempre saudáveis e também um passo a passo para não errar na hora de colorir as unhas. 

Leia também: Fanáticas por esmaltes dão dicas para unha perfeita

Com o esmalte e perfeito e alguns cuidados, suas unhas ficarão ainda mais bonitas
shutterstock
Com o esmalte e perfeito e alguns cuidados, suas unhas ficarão ainda mais bonitas


Segundo especialistas da Risqué, o segredo para passar o esmalte perfeito está na maneira como ele aplicado. O pincel, por exemplo, deve ser passado no máximo quatro vezes sobre as unhas. Portanto, nada de ficar fazendo camadas e camadas de produto! Veja os detalhes: 

Colorido perfeito

1. Molhe o pincel no frasco, retire o excesso e comece a pintar pelo centro da unha. Posicione o pincel junto à cutícula e deslize suavemente até a ponta da unha. 

2. Em seguida, posicione o pincel na lateral da unha. De novo, coloque-o perto da cutícula e deslize até o final. 

3. Repita o passo número 3 na outra lateral da unha. 

4. Se precisar, faça mais uma vez o processo no meio da unha, com uma última pincelada. 

E uma dica extra do pessoal daqui da redação: procure marcas que tenham pincéis mais largos. Assim será mais fácil aplicar a cor e cobrir toda a unha com menos pinceladas e menos trabalho. 

Unhas saudáveis

Mas como sabemos que ter unhas saudáveis não significa apenas um esmalte impecável, veja 12 dicas para adotar a partir de agora de acordo com a marca, especialistas e mais um papo com o pessoal daqui do Delas: 

1. Hidratação é o segredo

Todo o corpo pede hidratação, inclusive unhas e cutículas. Não esqueça que essa pelezinha também precisa ser hidratada. 

2. Deixe a unha respirar

Você pode fazer a unha em casa ou no salão de beleza, com sua manicure . Independente da escolha, deixe a unha "respirar", ou seja, retire o esmalte um dia antes de aplicar novamente a cor. Essa prática faz com que as unhas fiquem mais saudáveis. Há produtos para essa pausa, como serum reparador. 

3. Use lixa de polimento

O item deve ser usado quando a unha estiver sem esmaltação. Essa lixa ajuda a deixar a unha lisinha e mais nivelada. Além disso, dá um brilho natural para quem não é muito fã de usar sempre esmaltes. 

O produto tem quatro superfícies diferentes. Duas delas são mais ásperas e devem ser usadas para tirar as ondulações. Escolha o lado de acordo com a necessidade. Há uma superfície mais macia, para começar o polimento. O outro lado é o finalizador, que vai garantir o aspecto brilhoso nas unhas de maneira sutil e natural. 

Você viu?

4. Cuide das cutículas

Se tiver problemas nessa área, procure um creme redutor. O truque é massagear o creme e empurrar a cutícula, em vez de retirá-la. Com o uso constante, o volume dessa pelinha vai reduzir. 

Há também um método que já ganhou o coração de blogueiras que não usa alicates para retirar a cutícula. O instrumento usado lembra um motorzinho de dentista - inclusive foi inspirado nele - e ajuda a manter as unhas limpinha. Veja mais detalhes da técnica para cuidar das cutículas

5. Atenção para a base

O processo de colorir começa com a base e é importante que ela seja de uma marca de sua confiança. Dê preferência aos produtos hipoalergênicos pois é a base que entrará em contato direto com sua pele e suas unhas. 

6. Camadas de cor

Já demos o passo a passo para você não errar na hora do esmalte, mas as dicas não param por aí neste quesito. Vale ficar atento a quantidade de produto que será usada. Segundo a Risqué, uma camada de base e duas de cor já são suficientes para uma cobertura sem o risco de ficar "empelotado". 

7. Cuidado com as alergias

Além da base, também vale esmaltar com produtos hipoalergênicos, para evitar o risco de alguma irritação na pele e nas unhas. 

8. Adeus, bolinhas

As bolinhas podem ser um problema na esmaltação. Elas costumam aparecer quando a temperatura está muito alta - atenção redodrada nos dias mais quentes ou para quem mora em regiões com temperaturas mais elevadas no Brasil -, quando o produto foi guardado por muito tempo e já está velho ou quando a embalagem não foi fechada e armazenada da maneira correta, causando alguma alteração no produto. 

Para evitar problemas, tente fazer as unha em ambientes mais frescos, preste atenção onde você está guardando seus vidrinhos de esmaltes - deixe-os sempre longe de fontes de calor ou sol - e lembre-se das camadas finas citadas na dica de número 4. 

Leia também: Veja dicas de como cuidar dos seus esmaltes

9. Brilho para finalizar

Um ótimo truque para a cor durar mais e ficar mais viva é finalizar o processo de pintura com um produto que dê brilho. Ele irá formar uma película protetora na unha, além de dar um up na cor. 

Aqui também cabe uma dica da equipe da redação do Delas: use uma camada de extra brilho naquele momento que o esmalte ainda não descascou, mas já começou a ficar com ares desbotados. Com essa tática você conseguirá esperar até a próxima ida à manicure. 

10. Evite borrões e acidentes

Acabar de pintar as unhas e esbarrar em alguma coisa logo na saída do salão de beleza é algo que está na lista de coisas irritantes da vida, pode confessar. Para minimizar esse risco, lembre-se de, depois de todo o processo de colorir as unha, passar um spray fixador ou mesmo óleo secante. 

11. Use luvas

Pode parecer frescura, mas as luvas são amigas da pele e também das unhas. Além de evitar o contato com produtos de limpeza que podem agredir as mãos, ela impede que esses produtos estraguem a esmaltação. 

12. Esqueça a acetona

Esse ainda é o método mais conhecido para retirar a cor da unhas, mas, segundo a Risqué, pode trazer problemas. Além da cor, esse produto remove água de unhas e cutílas e isso faz com que elas fiquem ressacadas e quebradiças. Para piorar, ter as unhas enfraquecidas dessa maneira prejudica na próxima esmaltação. 

Procure produtos removedores de esmalte. Eles não contêm acetona e levam ingredientes hidratantes na fórmula, com isso, cumprem o papel de retirar a cor sem fazer mal para a saúde das unhas. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!