É fato: as pessoas são obcecadas por extração de cravos e limpeza de pele. Na internet, não é difícil se deparar com vídeos de apetrechos ou técnicas mirabolantes que prometem extrair todos os pontinhos pretos do rosto; o canal “Dr. Pimple Popper” – que mostra a dermatologista Sandra Lee extraindo cistos, espinhas e outros “seres indesejados” da pele – no YouTube, por exemplo, é estranhamente apelativo para os mais de 2,5 milhões inscritos nele.

Leia também: Saiba o que é mito e o que é verdade a respeito das espinhas

Limpeza de pele cravos
Shutterstock
Limpeza de pele cravos

Os cravos não passam de poros entupidos de gordura que, em contato com o ar, oxida e fica escura, formando os pontinhos pretos. Por mais que pareçam algo simples, eles incomodam muita gente e retirá-los pode dar bastante trabalho. Nos últimos dias, porém, a comunidade “SkincareAddiction” (vício em cuidados com a pele) no Reddit foi inundada de relatos a respeito de uma técnica que, aparentemente, faz os cravinhos deslizarem para fora dos poros com facilidade.

Leia também: Tratamentos caseiros para a pele podem fazer mal, afirmam especialistas

Chamada de “gritting”, a técnica descrita pelos usuários funciona à base de óleos essenciais e argila. Os “grits” (“nojeiras” em tradução livre) são basicamente os resíduos que sobram após a aplicação dos produtos, coisa que os internautas retrataram muito, mas muito graficamente.

De acordo com os usuários, a técnica faz com que os cravos 'escorreguem' facilmente para fora dos poros,
Reprodução/Reddit
De acordo com os usuários, a técnica faz com que os cravos 'escorreguem' facilmente para fora dos poros,






Você viu?









Como fazer?

A técnica consiste no uso de um líquido para limpar a pele (que seja à base de óleo), seguido da aplicação de uma máscara de argila e um segundo round de óleo. Na terceira etapa, porém, é preciso massagear vigorosamente o produto na pele, e é aí que os “grits” começam a se soltar. Por consistir em uma “massagem” feita com produtos naturais, a técnica teoricamente é menos prejudicial para a pele do que simplesmente espremer os poros para se livrar da sujeira, já que fazer isso pode fazer com que os vasos capilares se rompam, machucando a pele.

Leia também: Os tratamentos das estrelas de Hollywood para conquistar a pele perfeita

Porém, de acordo com a dermatologista Elizabeth Tanzi, esse ritual para remover cravos pode não ser uma boa ideia para qualquer pessoa. “A argila é conhecido por ter a habilidade de agarrar a sujeira e tirá-la dos poros , mas pessoas com pele sensível devem ter muito cuidado com esse tipo de tratamento, levando em conta que a combinação de argila (que pode ressecar) e uma esfoliação rigorosa pode ser muito irritante”, afirma a médica ao site “Refinery 29”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!