Quem tem cabelo loiro sabe que cuidar dos fios não é sempre uma coisa fácil, principalmente se já fez algum processo químico - relaxamento, tintura, descoloração. No verão, isso fica um pouquinho mais complicado, pois as idas para a praia ou piscina são mais frequentes. O resultado pode ser madeixas ressecadas, cor alterada e muitas outras agressões.

+ Cortes de cabelo: Rodrigo Cintra dá dicas para quem quer mudar o visual 

Saiba como manter um cabelo loiro bonito no verão
Pinterest
Saiba como manter um cabelo loiro bonito no verão

E como cuidar do loiro e aproveitar o verão? Os especialistas, Fabinho Araújo, hairstylist do Salão Criar by Fabinho Araújo (SP), e Kelvelin Adriel, hairstylist do Studio Tez, contam quais os segredos para manter os cabelos bonitos por muito mais tempo e aproveitar o máximo do calor! Veja as dicas e tire duas dúvidas:

Cuidados ao entrar no mar ou na piscina

Antes

"Aplicar protetor solar nos fios, usar chapéu ou boné. Nada de fazer hidratação, principalmente com óleo de coco, e se expor ao sol. Se os cabelos são coloridos, isso faz mudar a tonalidade e ainda pode ressecar os fios. Vale ainda prender os fios em forma de coque na hora de entrar na água", orienta Fabinho Araújo

"Aplique uma quantidade generosa de leave-in nos fios antes de entrar no mar ou na piscina", completa  Kelvelin Adriel

Depois

"Um truque é lavar os fios com água mineral ou água de coco natural (que tem lipídeos em sua composição e cria uma película protetora nos fios), já que a água do mar e o cloro da piscina alteram o PH do fio, deixando-o ressecado. Depois, você pode aplicar um leave-in com proteção solar nos fios", fala Fabinho.

"Já em casa/hotel, lave os fios com xampu e pode aplicar direto uma máscara de hidratação. Deixe o tempo de pauta indicado na embalagem e lave. É importante aplicar um CC Cream que tenha filtro solar", afirma. 

A dica de Kelvelin é para depois da lavagem: "É importante que você enxágue muito bem os cabelos e aplique uma máscara de tratamento. Uma dica interessante para que você não fique com aquele aspecto de cabelo enrijecido é dar o último enxágue com água mineral." 

Como cuidar da cor

"Aposte no leave-in e em um bom tratamento no chuveiro (máscara de hidratação/nutrição), isso manterá as cutículas devidamente fechadas, logo a oxidação da cor será menor", sugere Kelvelin.

Você viu?

"Vale investir em produtos com proteção solar, desde o filtro solar capilar, um leave-in com essa proteção e até linha completa (xampu, condicionador, máscara de nutrição/hidratação). Oriento ainda prender os fios ou usar chapéu ao se expor no sol, já que os raios solares ajudam a desbotar a cor", diz Fabinho. "Se desbotou, você pode passar um tonalizanteda cor do seu cabelo – pode pedir a dica da melhor tonalidade para o seu cabeleireiro", completa. 

+ Escova de cabelo inteligente ajuda a cuidar da saúde capilar

Ele ficou verde? O que fazer e como evitar

Proteger o fio do sol e tomar os cuidados após o banho de mar vai evitar que o loiro fique verde. Mesmo assim, se isso acontecer, Fabinho tem alguns truques: 

 - aplicar leite para amenizar a coloração verde, deixar por 15 minutos e enxaguar. Caso ainda esteja muito verde, pode repetir o processo.

- aplicar suco de laranja natural (não pode ser de caixinha) nos fios. Dê um tempo de pausa de 10 minutos e lave. A acidez da laranja retira o cloro que ficou no cabelo. Mas nada de se expor ao sol quando estiver com o produto nos fios, ele pode danificá-los. Quando voltar de viagem, precisará ir ao salão para matizar a cor. 

Já Kelvelin prefere contar com a paciência. Segundo a profissional, qualquer coisa utilize para corrigir a cor não terá um resultado tão satisfatório, já que irá mexer diretamente na tonalidade do loiro. "Pode ocorrer ainda um ressecamento. Se após duas semanas o tom esverdeado continuar, não tem outra saída a não ser neutralizar ou descolorir com o seu cabeleireiro", comenta.

Ainda há mais um alerta: "Também não recomendo o uso de matizador em casa. Ele escurece o tom do loiro. E se isso acontece, no momento do retoque será necessária uma nova descoloração para se chegar ao loiro dos sonhos novamente." 

Fios sempre macios e com brilho

A dica aqui, segundo Fabinho Araújo, é uma boa máscara de hidratação: "Tenha sempre uma máscara daquelas com 3 minutos de pausa. Durante a temporada de praia, você pode aplicá-la todos os dias, pois é uma forma de repor alguns dos nutrientes que foram perdidos. O óleo de coco ajuda na umectação e você pode aplicar no cabelo e deixar entre uma a duas horas, mas sem fonte de calor ou exposição ao sol. Lave com xampu e aplique condicionador. Pode repetir a cada dois ou três dias. Vale investir ainda em produtos, como o óleo capilar, bastam algumas gotas para deixar os fios mais macios, e no spray de brilho, para borrifar nos fios secos e deixá-los brilhantes." 

"O segredo é cuidar corretamente em casa (xampu, condicionador e máscara), protetor solar capilar, usar chapéu (para proteger os fios dos raios solares) e marcar idas frequentes ao salão, de preferência semanal. Assim, seu cabelo loiro ficará brilhante e saudável", finaliza Kelvelin Adriel

+ Marca de maquiagem usa homem como porta-voz de beleza


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!