Um passeio na praia, com direito a um mergulho no mar, pode oferecer muito mais à sua beleza do que você imagina. Água do mar faz muito bem!

Com o verão chegando, os tratamentos de beleza mudam. Temos uma preocupação maior com os cabelos, com o corpo e com a pele, principalmente quando vamos passar por uma exposição a mais. Além do sol, ficamos atentas a agressões que a água do mar e da piscina podem causar.

+ Penteado molhado é a nova sensação entre as famosas; saiba como fazer

Conheça os benefícios que a água do mar pode oferecer para a sua pele
Pinterest
Conheça os benefícios que a água do mar pode oferecer para a sua pele

Mas, e se você descobrisse que a água do mar pode trazer muitos benefícios para a pele? Estudos comprovam que ela é rica em sais minerais e metais, como cálcio, magnésio, sódio, potássio e ferro. O mergulho no mar ajuda pacientes com psoríase, com a pele extremamente seca e crianças com dermatite atópica - uma inflamação da pele que tem como principal sintoma a coceira. Os elementos curativos facilitam a hidratação, a redução de alergias e coceiras e, também, ajudam na recuperação de feridas.

A dermatologista Gabriella Albuquerque, coordenadora do Departamento de Laser da SBD-Rio, explica que “por diminuir a reação imunológica provocada pela doença na pele, os banhos de mar trazem ótimos resultados no tratamento.” 

Ao contrário do que se imaginava, a água do mar não ajuda a queimar a pele e, sim, proporciona uma melhora expressiva na disposição e no psicológico. “Como ajuda na hidratação, ela acaba protegendo a pele”, afirma a dermatologista.

Se você também ficou surpreso com essas informaçoões, veja o que mais Gabriella destaca:

Cicatrização

O sódio e o iodo presentes na água do mar possuem efeito cicatrizante e antisséptico, ajudando na cicatrização de machucados.

Sistema imunológico

O cloreto de sódio encontrado na água ajuda a fortalecer o corpo contra as bactérias e inflamações. Isso porque, com o pH 8 da água marinha, há a diminuição da colonização de algumas bactérias que podem ser perigosas na pele. Uma muito conhecida é o Staphylococcus aureus. Esta bactéria é muito comum na pele de pacientes com dermatite atópica e é capaz de desencadear crises de inflamação recorrentes.

Além de todos os benefícios dermatológicos, um mergulho na água do mar pode melhorar a disposição, relaxar o corpo e a mente e energizar o organismo. “Mas, para aproveitar ao máximo os benefícios, sem arrependimentos, sempre que for à praia, lembre-se do protetor solar adequado para seu tipo de pele”, recomenda a Gabriella.

Leia também:

+ Grazi Massafera: como reproduzir a beleza de Luciane, de "A Lei do Amor"

+ Tranças - Cabeleireiro mostra 6 opções para arrasar no penteado! 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.