Você nunca sabe o que é verdade e o que é mentira sobre todos aqueles truques para emagrecer?

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E aí, por garantia, faz todos eles. Calma! O iG convidou cinco especialistas que vão tirar - de uma vez por todas - suas dúvidas sobre a veracidade de 40 delas: o médico especializado em estética André Rabelo Martins, de Salvador (BA) e quatro nutricionistas: Ana Beatriz Foncesa, da VP Consultoria Nutricional, Cynthia Antonaccio, da Equilibirum, Tânia Rodrigues, da clínica RG Nutri e Roseli Rossi, da Equilíbrio Nutricional, todas de São Paulo (SP).

01. Posso comer frutas à vontade
Mito: Você pode comer uma fruta de sobremesa, o que será bem melhor do que um doce. Mas lembre-se que frutas e sucos, apesar de saudáveis, contêm calorias, afirma Cynthia.

02. Chope dá barriga
Mito: Na hora, o estômago fica dilatado pelo excesso de líquido.O que vai aumentar as gordurinhas é a quantidade. É bem provável que se beba mais de um copo. Aí, engorda!, explica Cynthia.

03. Alimentos diet são bons para quem quer emagrecer
Mito: Os alimentos diet são isentos de açúcar, porém, têm as mesmas quantidades de gorduras e proteínas. E, muitas vezes, até mais do que os tradicionais!

04. É bom evitar o sal
Verdade: Ele não contém calorias, porém, o excesso de sódio pode reter a água no corpo.  A pessoa que exagera no sal e bebe pouca água pode ficar com retenção de líquidos, explica Tânia.

05. Dormir depois de comer engorda
Mito: Cochilar 30 minutos após uma refeição facilita a absorção de nutrientes. Mas não vá matar uma feijoada às 22 horas e cair na cama, certo?

06. A dieta da proteína é eficiente
Em termos: Algumas pessoas perdem peso cortando carboidratos. Porém, essa dieta não pode ser seguida por muito tempo, para não sobrecarregar os rins. Além disso, nosso organismo precisa de todos os nutrientes, incluindo os carboidratos, alerta Ana Beatriz.

07. Pessoas com tendência para engordar nunca serão magras
Mito: Com uma alimentação balanceada e atividade física, qualquer pessoa pode emagrecer e manter-se magra, garante André.

08. Substituir o jantar por um lanche é uma boa idéia
Mito: A troca de grandes refeições nem sempre é benéfica, pois pode ser substituída por outro alimento de baixo valor nutricional, diz Ana Beatriz.

09. Yoga não ajuda a manter a forma
Mito: Ela aparenta ser uma modalidade leve, mas exige muito esforço. Por isso, ajuda a modelar o corpo e queima muitas calorias.

10. Preciso cortar os doces
Verdade: Por mais triste que seja, precisa. É comum um único doce ter as mesmas calorias de uma refeição inteirinha!

11. Tomar água morna em jejum emagrece
Mito: Não há nenhuma explicação bioquímica para essa prática. O importante é tomar o café da manhã, pois o corpo precisa de combustível para começar o dia, diz Ana Beatriz.

12. Devo evitar frituras
Verdade: Não precisa criar uma fobia às frituras. Mas lembre que elas carregam mais óleo, além da farinha do empanado, em alguns casos. A caloria do alimento será somada à absorvida! Um bife, por exemplo, pode dobrar o valor energético, conta Cynthia.

13. Água com limão ou água ajuda a emagrecer
Mito: A mistura não causa esse efeito. Quem não concorda é porque deve usar a água para driblar a fome e encher o estômago. Neste caso, o que ajudou a emagrecer foi deixar de comer, e não a água afirma Cynthia.

14. Carboidrato à noite engorda!
Mito: Não existe hora para um alimento engordar. As calorias dele são as mesmas o dia todo. Porém, prefira os carboidratos complexos, de baixo índice glicêmico, como os integrais, e em quantidades adequadas.

15. Devemos beber 2 litros de água por dia
Verdade: Esta quantidade de água não deve ser ingerida de uma só vez, claro. E, dependendo da rotina da pessoa, esse número pode variar, segundo Tânia.

16. Abacaxi queima gordura
Mito: Nenhum alimento tem o poder de queimar gordura. No máximo, ajuda a acelerar o metabolismo. O abacaxi auxilia a digestão das proteínas, pela presença da enzima bromelina, além de conter boas quantidades de fibras e vitamina C, esclarece Roseli.

17. Quem está de regime tem que cortar o jantar
Mito: Esse papo de não jantar acaba em torradinhas com queijo e café com leite. Prefiro indicar aos meus pacientes que façam um sanduíche com bastante vegetais. Inclua uma proteína, como atum, peito de peru, ou opte por uma sopa de legumes, recomenda Cynthia

18. Proteína animal engorda mais do que vegetal
Mito: toda proteína, seja qual for a fonte, tem 4 calorias por grama.

19. Quem não tem tempo de se exercitar deve aproveitar finais de semana para correr
Mito: Como o corpo não está habituado, tirar o atraso esporadicamente pode ocasionar problemas sérios, como lesões e até um infarto.

20. Controlar a porção é o segredo
Verdade: O Brasil importou dos Estados Unidos a mania de lanches em combos (sanduíche, batata e refrigerante) e outros exageros. Cuidado com isso! Além de melhorar a qualidade do que come, diminua as porções, aconselha Cynthia.

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