Mulheres casadas com homens mais novos comentam a diferença de idade em suas relações

Gabriela e Eric:
Arquivo pessoal
Gabriela e Eric: "Eu brinquei de Pogobol, ele viu Cavaleiros do Zodíaco"

Mara Rossi, 53 anos, casou com o melhor amigo de seu filho. Marcelo Sugiyama, 29, frequentou a casa de sua atual esposa durante muito tempo até que, em 2006, se envolveu afetivamente com ela. Amigo da família há 15 anos, ele passava muito tempo junto com Mara, e de tanta proximidade, nasceu um grande amor. “Meu caso foge das regras, não é fácil”, diz ela, que é psicóloga. “Meu filho não fala comigo há três anos. Ele estava na Espanha e quando voltou e viu os portarretratos e as roupas do Marcelo em casa, não aceitou”, conta.

Relacionamentos entre pessoas com idades distintas não são novidade. Mas relações nas quais a mulher é mais velha que o homem acabam por chamar mais a atenção por questões culturais. “A nossa sociedade é que julga a mulher mais velha com homem mais novo e diminui os relacionamentos. Ao longo da história isso sempre existiu, mas as mulheres não ficavam na posição de poder escolher isso”, aponta Maria Luiza Cruvinel, psicóloga e sexóloga.

Leia também:
Como enlouquecer um homem (ou uma mulher) na cama
As sete mudanças do namoro para o casamento
Casamento: missão impossível?

Nesta semana, a atriz Danielle Winits figurou no noticiário ao confirmar uma gravidez fruto do relacionamento com o ator Jonatas Faro, que é 13 anos mais novo - ela tem 36 anos e ele, 23. Enquanto isso, a trama da novela "Passione", da Rede Globo, inclui um casal polêmico com grande diferença de idade. A personagem Stela (Maitê Proença) mantém um relacionamento fora do casamento com o jovem Agnello (Daniel de Oliveira), que também já foi namorado de sua filha.

Gabriela e Eric:
Arquivo pessoal
Gabriela e Eric: "Eu brinquei de Pogobol, ele viu Cavaleiros do Zodíaco"
Segundo Cruvinel, relacionamentos nos quais ela é mais nova são uma tendência mundial. “Dados mostram que um terço das mulheres entre 40 e 60 anos nos Estados Unidos se relaciona com homens mais novos que elas. No Brasil é a mesma porcentagem”, diz.

Diferença nos detalhes
“Ele que fala que viemos juntos, estamos juntos e voltamos juntos”, relata Mara. Para ela, o casal tem diferenças gritantes, mas nenhuma delas em função da idade. "Eu sou mais agitada para sair e dançar. Ele é mais pacatão. Sou muito organizada, ele é desorganizado demais”, explica.

Mas ninguém procura de fato um parceiro mais jovem, segundo a análise de Cruvinel: “As mulheres querem mesmo ter alguém da mesma referência cultural”, diz. As mais maduras também aceitam melhor as diferenças individuais, ela aponta. “O que me liga a ele é que a gente gosta de estar junto sempre, em qualquer situação. Temos muita afinidade e lealdade”, diz Mara.

“Eu brinquei de Pogobol, ele viu Cavaleiros do Zodíaco”, aponta Gabriela Bianco. Ela tem 33 anos, sete a mais que o marido Eric. Publicitária, ela acha seu companheiro mais maduro que ela, e diz que a diferença de idade entre os dois é sentida apenas nas pequenas coisas, como referências de infância. Por outro lado, Gabriela acha que um intervalo maior de idade dificultaria a manutenção do relacionamento. “Ter 20 anos a mais eu já acho pesado, porque é uma geração”, diz.

Gabriela e Eric:
Arquivo pessoal
Gabriela e Eric: "Eu brinquei de Pogobol, ele viu Cavaleiros do Zodíaco"
Faz um ano que Alessandra Felix mora com o namorado Wil. Eles se conheceram pela internet, mas gostam de brincar dizendo que foi em um supermercado. Ela tem 35 e ele 27 anos, mas garantem que não pensam sobre isso. “Ele é centrado, organizado, determinado e eu sou uma fanfarrona. Às vezes ele age como se tivesse vinte anos a mais e eu dez a menos”, diz. O casal vai oficializar a união. Esse é o terceiro casamento de Alessandra, e o padrinho será seu segundo marido, que, por sinal, é 13 anos mais velho.

A psicóloga Maria Luiza Cruvinel lembra que as escolhas afetivas são inconscientes. Para se relacionar é importante não pensar demais no futuro e, se vai dar certo ou não, só vivendo para saber.

Leia também:
O segundo casamento tem mais chance de dar certo?
Separação tardia: o fim do casamento na maturidade
Depois da separação: 9 etapas para retomar a vida

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.