Quais são as características mais buscadas por homens e mulheres nos sites de namoro

Procurar um amor online é diferente da paquera ao vivo. Em vez de sondar pessoas durante uma festa ou em outro ambiente social, os usuários de sites de relacionamentos fazem buscas pela internet por perfis do sexo oposto. Para isso, cruzam traços de personalidade, recebem sugestões de pares compatíveis ou trocam mensagens de forma remota. Nesse processo, os filtros para a seleção de pretendentes abordam também características que normalmente só seriam percebidas depois de algum tempo de relacionamento.

Senso de humor e química estão entre os principais critérios de seleção de um parceiro
Getty Images
Senso de humor e química estão entre os principais critérios de seleção de um parceiro
De acordo com uma pesquisa feita pelo site eHarmony com usuários nos Estados Unidos, senso de humor e química estão entre as qualidades mais desejadas por ambos os sexos. O levantamento também mostra que as pessoas valorizam afeto e boa comunicação. Mulheres desejam parceiros responsáveis e que desejam ter uma vida familiar. Os homens, por sua vez, querem parceiras apaixonadas, disposta a explorar desejos sexuais e pacientes, atributos não abordados por elas na pesquisa.

“A pessoa procura na internet o que procura na vida real. A diferença é o processo”, diz Stanlei Bellan, diretor geral da eHarmony no Brasil. Para ele, o filtro feito pelo site é mais focado em características subjetivas e de personalidade, apesar da atração física ser importante. Assim, já são resolvidas questões de compatibilidade e planos para o futuro logo no início do envolvimento.

Os brasileiros, segundo Bellan, se preocupam também com a disponibilidade do parceiro para ajudar nas tarefas domésticas. “Isso é motivo de muito conflito entre os casais, diferente de outros países onde não há o papel da faxineira e todo mundo já cresce ajudando em casa”, diz.

Mesmo com um espaço dedicado para a publicação de fotos, nem todos os usuários se apegam aos critérios estéticos. No site Par Perfeito, 78% dos usuários dizem não se importar com a cor dos olhos do parceiro e 56% como tom dos cabelos. “Mulheres procuram mais características como escolaridade e faixa de renda”, diz Claudio Gandelman, presidente da empresa no Brasil. Altura e peso, porém, parecem ser parâmetros mais estabelecidos: 78% dos homens e 71% das mulheres buscam uma relação com outra pessoa entre 1,61m e 1,80m. E 94% dos homens querem, a princípio, mulheres com peso até 80 kg. O levantamento do eHarmony aponta que “peso excessivo” é uma das nove características intoleráveis para os homens, assim como mentiras, trapaças, grosserias, falta de higiene, maldade, infidelidade, excesso de raiva e uso de drogas.

Leia também:
Teste: seu estilo de sedução é eficiente?
Flávio Gikovate: “As mulheres são confusas a respeito do homem ideal”
Como você escolhe seu par?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.