Falta de sexo prejudica o humor e a concentração

Masturbação pode ser alternativa para liberar energia sexual em período de abstinência

Paula Balsinelli, iG São Paulo |

Getty Images
Energia sexual acumulada pode ser descarregada como nervoso ou irritação
Não é por acaso que programas de confinamento levam o nome de “reality-show”. As alegrias e dificuldades vivenciadas pelos participantes refletem a vida real, como é o caso da atriz Cacau Melo, concorrente de “A Fazenda”, que reclamou da falta de sexo. Segundo ela, a abstinência sexual, que já dura quase dois meses, vem provocando irritação e mau humor .

Solidário, o companheiro de confinamento Mateus Rocha recomendou sutilmente a masturbação: “Não reprima seus sentimentos, vá ao 'reservado' e faça”. “Não, só isso não dá conta não”, retrucou a atriz.

A sexóloga Carmen Janssen explica que o orgasmo funciona como uma descarga de energia. “Mas, para isso, são necessários estímulos, e quando eles são reprimidos por alguma razão, a tensão não é aliviada, o que causa a irritação”, analisa Janssen.

Segundo a sexóloga Walkiria Fernandes, a energia sexual - libido - vai sendo estocada no corpo e tem que ser liberada. “Se não for pelo caminho do sexo, geralmente ela sai em forma de nervosismo, mau humor, impaciência”, explica. 

Mateus Rocha estava certo, a masturbação pode ser uma solução temporária para o problema de Cacau. “É claro que a masturbação não substitui o contato corporal com o outro, além de todas as sensações e emoções que o encontro erótico pode proporcionar, mas nem sempre temos o parceiro na hora que desejamos. Então, ficar irritado ou frustrado para quê?”, diz Janssen, que conclui: “O sexo faz parte das nossas necessidades fisiológicas fundamentais, assim como comer, beber e respirar”.

AgNews
A atriz Cacau Melo, participante do "reality-show" “A Fazenda”, reclamou da falta de sexo
Além de prazeroso, o sexo traz diversos benefícios, entre eles:

· Melhora a circulação sanguínea;

· Fortalece os músculos;

· Aumenta a auto-estima;

· Melhora o humor e o sono;

· Estimula a criatividade;

· Reforça o sistema imunológico;


Carmen Janssen
S exóloga, psicanalista e autora do livro “Massagem Sensual para Casais Enamorados”.
site

Walkiria Fernandes
Especialista em sexualidade humana
site



    Leia tudo sobre: sexolibidomasturbação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG