Pode transar com outras pessoas? Parceiros expressam visões opostas sobre o tema em entrevistas realizadas separadamente

De acordo com estudo, acordos entre jovens casais não costumam ser claros
Getty Images
De acordo com estudo, acordos entre jovens casais não costumam ser claros
Pesquisadores da Universidade Estadual do Alabama analisaram dados coletados a partir de entrevistas realizadas com 434 casais heterossexuais, casados e não casados, entre 18 e 25 anos. Em 40% dos casos, um dos parceiros disse ter concordado em manter a relação monogâmica, enquanto a outra parte afirmou que o acordo não existia. Os resultados da pesquisa indicam ainda que, mesmo casais que tinham concordado em manter relações sexuais apenas com seus respectivos parceiros, aproximadamente 30% romperam o trato – com pelo menos um dos parceiros buscando sexo fora do relacionamento.

Leia também:

Quando começa a traição? As regras mudam de casal para casal. Mas o que acontece quando elas são diferentes para os parceiros de um mesmo relacionamento?

Os autores observaram que, na verdade, o único aspecto do relacionamento ligado à monogamia era o compromisso. Foi utilizada uma escala de um a cinco para avaliar se os participantes viam ou não o relacionamento como algo permanente – quanto maior a pontuação na escala de compromisso, maior a probabilidade do casal de manter um acordo monogâmico. As descobertas serão publicadas na próxima edição online da revista especializada Journal of Sex Research.

Leia também:
Casamento: onde menos se faz sexo. Regina Navarro Lins discute a falta de desejo em casamentos sentimentalmente satisfatórios

“Estudos anteriores analisaram percepções relacionadas à monogamia, mas este é realmente o primeiro a explorar as discussões que os casais heterossexuais têm ou não sobre o tema ”, disse a pesquisadora Jocelyn Warren em um boletim à imprensa.

Os casais têm dificuldade de discutir este tipo de assunto e eu imagino que para os jovens é ainda mais complicado”, disse a professora de saúde pública Marie Harvey, integrante da equipe de pesquisadores.

A monogamia acaba sendo uma forma de se proteger contra doenças sexualmente transmissíveis . Mas podemos perceber que o acordo para manter ou não a relação monogâmica envolve muitas questões”, ela complementou.

Leia mais em Amor e Sexo:
A difícil comunicação amorosa entre os casais
Teste: Você está pronta para o sexo casual?

    Leia tudo sobre: amor
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.