Dez perguntas constrangedoras sobre sexo respondidas

Sexóloga e ginecologista esclarecem dúvidas das leitoras sobre sexo oral, sexo anal e orgasmo

Júlia Reis, iG São Paulo |

Getty Images
"O importante é sair satisfeita da relação e não ficar pensando demais na hora H", recomenda Carmen Jansen
Para responder algumas dúvidas das leitoras sobre sexo oral, sexo anal e prazer, o Delas convidou as especialistas Carolina Ambrogini, ginecologista e sexóloga, coordenadora do Projeto Afrodite da UNIFESP, e Carmen Jansen, sexóloga, palestrante e escritora. Confira os esclarecimentos para 12 questões constrangedoras:

1. Por que só chego ao orgasmo com a masturbação?
Carolina Ambrogini: “Esta é uma queixa comum das mulheres. Na masturbação há o estímulo direto no clitóris, principal dispositivo do prazer feminino. Além disso, algumas delas não se sentem à vontade com o parceiro na elação sexual, o que dificulta o orgasmo”.

Leia mais dicas para apimentar a relação
:
Como enlouquecer o parceiro na cama
Guia com 30 posições sexuais

2. Por que não consigo ter orgasmos múltiplos?
Carmen Jansen: “É importante entender que ter orgasmos múltiplos não significa que a relação sexual vai ser melhor. “Muitas vezes, a transa é muito boa e a mulher teve só um orgasmo. Contudo, para ter múltiplos, a mulher precisa voltar a ter estimulação alguns segundos após o primeiro orgasmo. É uma questão de treino”.

Carolina Ambrogini : “Os orgasmos múltiplos são resultado de estímulos muito intensos e excitação máxima, mas não se preocupe com isso: ”.

3. Por que tenho mais facilidade para ter orgasmos quando estou por cima?
Carolina Ambrogini: “Porque há maior fricção do clitóris e a mulher tem maior liberdade para se movimentar de acordo com sua excitação”.

Mais sobre orgasmo:
Orgasmo clitoriano e vaginal
20 dicas para conquistar ou turbinar seu orgasmo
Orgasmocracia: você tem que gozar, muito!

4. Porque o sexo anal é desconfortável para algumas mulheres e muito importante para vários homens?
Carmen Jansen: “O ânus, diferente da vagina, não se lubrifica naturalmente nem aumenta de tamanho quando a mulher está excitada. Daí vem o desconforto quando ela não consegue relaxar ou não usa lubrificante. Para muitos homens é prazeroso porque o músculo anal é mais rígido e apertado. Existe o fator visual, porque eles podem olhar a mulher por outro ângulo, além do fato de que nem todas as mulheres permitem fazer, o que torna o sexo anal uma conquista”.

5. Por que é mais fácil para a mulher ter orgasmo com sexo oral do que com a penetração?
Carolina Ambrogini: “Não podemos generalizar quando o assunto é sexualidade, mas muitas mulheres relatam isso, que acontece por conta do estímulo direto no clitóris no sexo oral”.

Carmen Jansen: “Assim como a glande no homem, o clitóris é o órgão mais sensível aos estímulos eróticos na mulher. São poucas as que alcançam a satisfação plena só com penetração”.

Mais sobre sexo oral:
Especial treinamentos eróticos: Sexo Oral
"É mais fácil dar prazer do que receber"

6. Transar menstruada evita a gravidez? E favorece algum tipo de doença?
Carolina Ambrogini: “Engravidar durante a menstruação é mais difícil, mas pode acontecer porque a mulher pode ovular antes do período fértil e o espermatozóide permanece vivo por até 72 horas após a relação. E, sim, favorece a transmissão de DST, pois há contato direto com o sangue menstrual. Use preservativo”.

7. Tenho tesão pelo meu namorado, mas nojo do sexo oral, principalmente na hora da ejaculação. Como agir nessa hora?
Carolina Ambrogini: “Isso pode acontecer por influência das suas crenças e educação. Se não se sente à vontade, não se obrigue a fazer sexo oral e converse com seu parceiro”.

Carmen Jansen: “Nem todas as pessoas gostam do esperma na boca. Vale lembrar que doenças podem ser transmitidas pelo sexo oral. Se você e seu namorado já conversaram sobre isso, fizeram o teste e confiam um no outro, explique que não tem a ver com ele, mas que simplesmente você não gosta”.

8. Meu namorado gosta de carícias na região anal. Será que ele é gay?
Carolina Ambrogini: “A região anal tem muitas terminações nervosas que podem gerar prazer com a estimulação e isto não representa que seu namorado seja gay. Ser homossexual vai de acordo com a preferência sexual por pessoas do mesmo sexo e não por gostar de carícias em determinadas regiões”.

Carmen Jansen: É importante entender que não existe ânus masculino e ânus feminino. O ânus e a boca são órgãos análogos em ambos os sexos, portanto é natural que qualquer pessoa, independente de ser homem ou mulher, goste de ser estimulada na região.

9. A dupla penetração pode ser prejudicial para a mulher?

Carolina Ambrogini: “Desde que não cause desconforto ou dor para mulher e seja feita com preservativo não há malefícios”.

Carmen Jansen: “Não há problema se houver cuidado durante os movimentos para garantir o conforto. É preciso que a mulher esteja relaxada e lubrificada”.

10. Corro o risco de evacuar durante o sexo anal?
Carolina Ambrogini: “Sim, isso pode acontecer se você não tiver evacuado no dia”.

Carmen Jansen: “Não há como garantir que não sairá nenhum resíduo. Ambos precisam saber que nesse local podem estar presentes restos fecais. Se acontecer, encarem com tranquilidade. E tomem o cuidado de usar camisinha sempre”.

Mais sobre sexo anal:
Dúvidas frequentes
Perguntas e respostas

    Leia tudo sobre: orgasmosexo oralsexo anal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG