Segundo pesquisa e especialistas, fazer o estilo misterioso deixa homens e mulheres mais interessados

Ligar no dia seguinte, compartilhar sentimentos e rasgar elogios: seria o comportamento ideal masculino para agradar as mulheres? Parece, mas não é bem assim. Uma pesquisa realizada em parceria pelas universidades de Virgínia e Harvard, nos Estados Unidos, mostra que um ar distante ou blasé pode ser mais eficaz para conquistá-las.

Big Brother: Maria só pensa em Maurício
Rede Globo/Divulgação
Big Brother: Maria só pensa em Maurício
Segundo o levantamento, ser correspondida imediatamente deixa as mulheres menos atraídas do que ficar na incerteza. Isso aconteceria porque quando as pessoas se sentem inseguras sobre algo importante, elas dificilmente conseguem pensar em outra coisa. E é esse tempo dedicado a pensar naquele homem que fortalece o interesse e os laços afetivos.

Leia também:
Por que os casamentos acabam?
A angustiante escolha entre dois amores

E a vida real parece comprovar as conclusões dos estudiosos. Exemplo disso pode ser notado no reality show Big Brother Brasil , transmitido diariamente pela Rede Globo. Sobre os participantes, desde que o ex-affair Maurício, o Mau Mau, deixou de dar bola para Maria – enigmático, ele se diz “confuso”, a sister não faz outra coisa senão correr atrás do rapaz.

Ainda a respeito da pesquisa, para concluir a tendência pelos pretendentes mais fechados, os pesquisadores consultaram 47 universitárias que acreditavam estar participando de um experimento sobre o uso do Facebook como ferramenta para encontros amorosos. Para parte delas não foi revelado o grau de interesse dos homens que olharam seus perfis – e isso as deixou mais intrigadas por eles.

Eles também preferem as misteriosas
Segundo o terapeuta de casal Sergio Savian, a estratégia de fazer o tipo difícil, inacessível e misterioso pode dar certo para despertar o interesse no homem também. “Esse comportamento é atraente para ambos os sexos. A dificuldade em conquistar alguém acaba valorizando o objeto do desejo, enquanto a disponibilidade faz perder o encanto”, avalia.

O psicólogo Alexandre Bez, especialista em relacionamentos, concorda: a mulher que se coloca de forma mais reservada aumenta suas chances de conquista. Ele avalia, porém, que a distância emocional masculina pode ser mais atraente para um tipo específico de mulher, a mais sedutora. “Isso está relacionado com o ego e caráter. Para algumas vira uma conquista pessoal ou um jogo interessante”, aponta. Segundo ele, se ela notar que o homem é mais calado somente em função de uma timidez inicial – e não pela personalidade – é possível que o interesse diminua um pouco.

Não feche as portas
Até para “fazer charme” é preciso saber dosar. Se adotar um estilo blasé intriga o sexo oposto, a postura arrogante tende a afastar. Esse comportamento, levado ao extremo, pode inviabilizar as relações, aponta Savian. “A rigidez e o orgulho também podem funcionar como desincentivo à aproximação e ao livre fluxo do amor”, diz. Bez também alerta para a importância de se sentir confortável com a dinâmica relacionamento: “Quando a distância começa a não agradar, pode ser que a relação não progrida”, diz ele. 

Veja também:
Como enlouquecer um homem na cama
Como enlouquecer uma mulher na cama

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.