A menopausa é uma fase natural na vida das mulheres. Entretanto, esse período é frequentemente cheio de tabus e desinformações. E quando se fala sobre o assunto, é comum direcionar a atenção, principalmente, para as alterações hormonais, deixando de lado alguns aspectos cruciais, como a sexualidade e o prazer feminino.
Recentemente, aos 77 anos, a artista Marina Abramović compartilhou que, mesmo após entrar na menopausa, não perdeu o interesse em atividades sexuais. Pelo contrário, ela revelou que a qualidade da experiência melhorou com o tempo, destacando a importância da maturidade na prática sexual.
Segundo uma pesquisa feita pela Plenapausa, uma uma empresa que visa levar informação, cuidado e tratamento para mulheres, cerca de 81% das mulheres experimentam sintomas como a diminuição da libido, que é causada pelo ressecamento vaginal e que, consequentemente, altera o conforto e o prazer sexual.
CEO e fundadora da femtech, Márcia Cunha, ressalta que a menopausa não representa, necessariamente, um declínio na vida sexual. “Entender os sintomas e buscar tratamentos adequados é essencial para melhorar a qualidade dessa experiência. Além disso, essa fase da vida feminina proporciona a chance de descobrir novas maneiras de autocuidado e de promover uma função sexual satisfatória”, diz.
A menopausa, caracterizada por transformações, oferece uma oportunidade para as mulheres se redescobrirem em termos de preferências e prazer. O conhecimento de si mesma proporciona confiança para explorar novas alternativas visando o bem- estar e a satisfação sexual. Em entrevista ao iG Delas , Márcia Cunha tira algumas dúvidas sobre o tema. Confira!
iG Delas: Quais as principais dificuldades que aparecem nesta fase? Como enfrentá-las?
Márcia Cunha : Avaliamos através do teste da menopausa, disponível gratuitamente no site da Plenapausa , mais de 12 mil mulheres e 81% delas relatam baixa da libido durante a transição menopausal. Alem de outros sintomas que são desafiadores que refletem direta ou indiretamente a vida sexual desta mulher, como ressecamento vaginal, qualidade do sono, ganho de peso, temos que lembrar que o desejo esta ligado a fatores também de auto estima e confiança. Se informar e entender que todos os sintomas são possíveis de tratamento é com certeza a melhor forma para atravessar esta fase.
Que dicas dar para a mulher na menopausa?
Minha dica é se informar, uma mulher com informação terá a oportunidade de escolher qual o melhor tratamento e alternativas a seguir para ter qualidade de vida e bem estar nesta fase.
Como combater a falta de libido?
Olhar apenas para a falta de libido talvez não seja a melhor alternativa, mas entender que outras variáveis estão ligadas ao desejo e buscar ajuda. Nao podemos esquecer que alimentação e atividades físicas são essenciais para que se sinta bem e reflita em seu desejo. Suplementos que tragam energia e disposição podem ser grandes aliados nesta fase. A Plenapausa conta com o PlenaAtive, que tem como foco o aumento da disposição, vitalidade e libido.