Segundo levantamento divulgado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (SP), a falta de libido é a principal queixa de 65% das mulheres que estiveram no Ambulatório de Sexualidade do local. Embora os dados sejam de 2013, pouca coisa mudou de lá para cá, mas uma delas foi o acesso a produtos para o tratamento no mercado, cada vez mais assertivos e naturais.
A Humora, startup focada em facilitar o acesso à cannabis para o cotidiano, oferece produtos com canabidiol (CBD) de fácil uso e microdosagem, e possui um específico para melhorar o desejo sexual, principalmente de mulheres. Trata-se do Spray CLÍMAX, feito à base de CBD, Horny Weed Goat, Cordyceps, Ioimbina e Marapuama. Essas propriedades juntas atuam para aprimorar a performance e a libido.
"Discutir a falta de desejo sexual é um assunto ainda menos debatido pelas mulheres. Mas a verdade é que elas desejam sentir prazer e não se sentem à vontade para abordar o tema, muito menos procurar profissionais que possam auxiliá-las na identificação e resolução do problema — um problema que, sim, pode ser controlado e melhorado e é mais simples do que a gente imagina", destaca Ana Júlia Kiss, fundadora e CEO da Humora.
Nos últimos anos, o prazer feminino tem sido mais discutido na sociedade. Como causa, a falta de líbido feminino pode ocorrer em qualquer idade, em momentos específicos, como no uso de antidepressivos, anticoncepcionais - que podem ter esse um dos seus efeitos colaterais -, monotonia no relacionamento e até mesmo em períodos de sobrecarga da mulher nas tarefas do dia a dia, com o cuidado dos filhos, casa e trabalho, por exemplo. Essa questão costuma se intensificar com o passar dos anos também, sendo influenciada pelo efeito da menopausa, por exemplo.
“Nós mulheres temos culturalmente a responsabilidade pelos filhos e pela casa. Isso tem mudado aos poucos, mas ainda quem marca consultas, pensa no lanche da escola, e esses detalhes do dia a dia ainda é a mulher. Nós estamos no trabalho pensando nos filhos, com os filhos pensando no trabalho, e ainda temos aquela jornada dupla. Quem tem desejo sexual no fim do dia?”, enfatiza Ana.
Com os avanços, a cannabis também tem sido percebida como uma poderosa ferramenta terapêutica para este fim. Outro estudo, desta vez publicado em 2019 e conduzido por Becky Lynn, especialista em medicina sexual e menopausa e fundadora da Evora Women's Health em St. Louis, envolvendo 373 mulheres, revelou que das respondentes, 34% relataram ter usado itens feitos com a substância antes da atividade sexual e a maioria disse que resultou em aumento da libido, melhora do orgasmo e diminuição da dor na hora da relação sexual.
A Humora tem o objetivo de desmistificar o uso da cannabis no Brasil e torná-la acessível para situações que geram incômodo, como a falta de libido. A fórmula do produto tem ativos para melhorar o desejo sexual. "O cordyceps sinensis, por exemplo, é usado para tratar disfunção sexual, assim como o Tribulus terrestris, que também melhora o desequilíbrio hormonal e ajuda aumentar a produção de espermatozoides nos homens e nas mulheres a estabilizar o hormônio testosterona. Já a Erva do bode é um fitoterápico muito potente na medicina chinesa, indicado para promover atividade sexual saudável. Nosso spray contém também Ioimbina, que pode ser usada para aumentar a libido nas mulheres. O mais legal desse produto é que homem ou mulheres podem usar, e será efetivo nos dois casos. Mas sabemos que as mulheres têm mais desafios na área sexual, ou seja, é uma chamada para cuidar delas mesmas", completa a CEO.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!