“Eu tenho dificuldade com sexo casual. Tenho nada contra, mas tenho dificuldade. Uma vez alguém foi no programa e falou que era demissexual. Falei: ‘Sou eu’. Tenho que ter algum tipo de conexão na minha cabeça. Não é que vou casar com a pessoa amanhã, mas tem que ter algo”, explicou Luciana Gimenez em entrevista ao podcast Desculpa Alguma Coisa.
A apresentadora contou que chegou a essa conclusão durante um quadro do SuperPop, programa que apresenta na RedeTV!.Luciana Gimenez disse que para se relacionar com alguém, é preciso conhecer a pessoa antes: “Eu amo as pessoas que gosto, abraço, beijo, mas, quando não conheço, esse espaço aqui, não dá”.
A expressão demissexual é usada para caracterizar pessoas que só sentem atração sexual por quem tem admiração e algum nível de intimidade. Famosos como Giovanna Ewbank e Iza também revelaram recentemente que se enquadram na orientação sexual.
Segundo o psicólogo Alexander Bez, os demissexuais experimentam atração sexual somente quando estabelecem uma conexão emocional profunda com seu parceiro. Essa forma específica de orientação sexual destaca a importância do envolvimento emocional antes que o interesse sexual se manifeste.
"A descoberta da demissexualidade muitas vezes requer uma jornada de autoexploração. É crucial observar atentamente suas relações e seu desenvolvimento. O autoconhecimento emerge como uma ferramenta valiosa nesse processo. Ao analisar suas interações sociais, é útil observar se há uma ênfase maior em conhecer as pessoas em um nível intelectual e afetivo, em detrimento da atração física inicial", explica.
"Um sinal revelador pode ser a tendência de se apaixonar por indivíduos com os quais você compartilha uma convivência prolongada e mais significativa. Se você percebe que não se apaixona facilmente e é criterioso(a) em relação aos laços emocionais, isso pode indicar uma inclinação demissexual", esclarece Bez.
"A demissexualidade, portanto, se revela não apenas na ausência de atração imediata, mas na necessidade de construir uma base emocional sólida para o desenvolvimento de qualquer atração sexual. Ao compreender esses sinais e refletir sobre suas próprias experiências, é possível obter uma compreensão mais clara da orientação demissexual."
Stephanie Seitz, sexologa e Ceo da INTT Cosméticos, explica que demissexual é uma orientação sexual que se caracteriza pela necessidade de estabelecer uma conexão emocional antes de sentir atração sexual por uma pessoa. Então, esses indivíduos geralmente experimentam atração sexual só depois que eles desenvolvem um forte vínculo emocional, seja através de uma amizade, da confiança ou de qualquer outro laço afetivo.
"É muito legal saber que o termo DEMI vem do grego, significa meio ou parcial. E aí nesse contexto aí da sexualidade, o prefixo de DEMI vai indicar que a atração sexual ocorre apenas quando tem uma forte ligação emocional estabelecida.
E dentro da demissexualidade vão ter pessoas que conseguem criar essa conexão num tempo mais rápido, né. E tem pessoas que demoram realmente mais tempo para entrar nessa conexão emocional e tudo mais. Então diferente das outras orientações sexuais onde as pessoas se conectam muito pela aparência física ou uma atração mais superficial, vamos dizer assim, os demissexuais não. Eles precisam realmente ter essa conexão emocional para conseguir despertar o interesse sexual", diz Stephanie.
Muitas pessoas confundem demissexual com assexual. "Assexual são pessoas que não tem essa atração sexual ou essa vontade de fazer práticas sexuais. Já o demissexual, ele vai sim ter essa vontade, mas só depois que ele criar um vínculo afetivo com aquela pessoa. Então essa é uma grande diferença que muitas vezes as pessoas confundem os dois termos."
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!