Muitas vezes, o ato pós sexo não é muito valorizado pelos casais. Enquanto algumas pessoas gostam do contato e carinho, outras ficam no celular ou vão direto para o chuveiro. Porém, o cuidado pós-sexo é super importante quanto o ato e que se não for bem cuidado, pode ocasionar inseguranças. Para isso, a sexóloga e sócia diretora da Exclusvia Sex, Camila Gentile, explica algunas detalhes.
Primeiro de tudo, a profissional acredita que para um sexo mais satisfatório, uma característica essencial é ter um tempo mais prolongado. Um estudo da Universidade Central Queensland, na Austrália, a relação sexual antes de deitar pode proporcionar um sono relaxante. Cerca de 64% dos participantes relataram dormir melhor depois de fazerem sexo e atingirem o orgasmo. A diferença está no processo de relaxamento do corpo feminino e masculino.
"Muitos casais estão sempre compressa de suas tarefas diárias. E ter um momento para o relaxamento pós sexo é super importante. Um dos melhores horários para a prática do sexo é o período que antecede o horário de dormir.", comenta.
Além disso, um pilar importante no sexo é a comunicação. Segundo Camila, isso pode ajudar no prazer sexual e na relação do casal. O estudo, publicado no Journal of Sex & Marital Therapy, ainda indica que essa técnica melhora não apenas o sexo como interfere positivamente no relacionamento.
"A comunicação pós sexo pode também ser um momento para alinhar desejos que ainda não foram comunicados e também para criar novas opções de descoberta de prazer para o casal", relata.
O "aftercare", mais conhecido como cuidados posteriores, é uma experiência sexual intensa para o casal, uma vez que envolve sentimentos profundos e trocas de carinho, gerando uma relação de extrema confiança e cumplicidade. A sexóloga destaca a importância dessa prática. "O Aftercare é exatamente o carinho que pode se desenvolver entre o casal. Criar situações de conexão: massagens, carinhos, dormir abraçado, banho juntos... Esse tipo de atividade vai melhorar muito a cumplicidade e conexão entre o casal ."