Buscando formas de como durar mais tempo na cama, frequentemente se fala em masturbação antes do sexo, prática conhecida como "Safety Wank" . Em teoria, se masturbar antes da hora H poderia te ajudar, sendo um jeito de não ejacular rápido. Mas afinal, a masturbação masculina realmente ajuda a demorar para gozar? Essa prática realmente funciona?
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
A masturbação preventiva é uma das técnicas mais antigas para diminuir a excitação antes da relação sexual, que tem sido discutida e adotada por diversos homens como uma forma de controlar a ejaculação precoce e prolongar a duração do sexo. De acordo com o urologista e co-fundador da Omens - healthtech de autocuidado masculino -, João Brunhara, a crença por trás da masturbação preventiva é que se masturbar antes do ato sexual pode reduzir a sensibilidade e, assim, atrasar o orgasmo. "Essa prática se baseia no fato de que, quando um homem ejacula, ele entra em uma fase refratária, ou seja, momento em que o desejo sexual não aumenta tão rápido", explica o urologista.
"Também existem secreções hormonais e descargas de neurotransmissores que a ejaculação provoca. Por exemplo, sabemos que, após um orgasmo, homens recebem a liberação de ansiolíticos e anti-estressantes naturais que os leva para um estado de relaxamento, os deixando mais calmos durante a relação. É com base em todas essas consequências da masturbação e da excitação que alguns homens adotam a técnica de masturbação preventiva, para chegar ao momento do sexo de forma relaxada e com esperança de retardar a ejaculação", comenta Brunhara.
O urologista também enfatiza que, embora a "Safety Wank" seja popularizada como uma estratégia eficaz para prolongar a relação sexual, estudos sugerem que a resposta sexual masculina varia de pessoa para pessoa e que esta técnica pode não ter o mesmo efeito em todos os homens. "Não há comprovação científica da eficácia da masturbação preventiva. Os resultados relatados por meus pacientes sobre este método são arbitrários demais para confiarmos nele. Além disso, com a idade, após a ejaculação, pode ser muito difícil de recuperar uma excitação suficiente. E homens que se masturbam muito regularmente e de forma excessiva podem ter dificuldades com suas ereções e relações sexuais".
Ao invés de depender exclusivamente da masturbação preventiva, é importante explorar outras técnicas e abordagens para o controle da ejaculação precoce. Algumas opções incluem:
- Técnicas de respiração e relaxamento: Práticas como a respiração profunda e o relaxamento muscular podem ajudar a diminuir a ansiedade e prolongar o tempo antes do orgasmo;
- Técnica do aperto (squeeze): A técnica, supostamente, promete "bloquear" a ejaculação. Para isso, deve-se comprimir a glande justamente antes da chegada da ejaculação. Quem utiliza esta técnica costuma usar o polegar para pressionar o freio, pele estreita e delicada que segura o prepúcio quando a glande é descoberta, e os dedos indicador e médio, para apertar a glande. Após este movimento, usa-se a outra mão para pressionar também a base do pênis;
- Terapia sexual: Em casos mais complexos, a terapia sexual com um profissional especializado pode ser uma opção eficaz para tratar ejaculação precoce. É fundamental buscar orientação de profissionais de saúde para obter a ajuda necessária. A chave para uma vida sexual satisfatória está na compreensão individual.