Women's Health

Um abraço realmente faz você se sentir melhor após uma discussão, revela um estudo. Ficar de mãos dadas também melhora o humor das pessoas depois de um conflito. Além disso, os efeitos seguem até o dia seguinte.

Um abraço pode realmente melhorar o humor e acalmar
shutterstock
Um abraço pode realmente melhorar o humor e acalmar

Leia também: O que é pedagogia do abraço? Método melhora aluno bagunceiro que batia em amigos

Em uma pesquisa com 400 pessoas, o time da Carnegie Mellon University (CMU), dos Estados Unidos, descobriu que aqueles que abraçaram a pessoa com quem brigaram eram menos propensas a ter sentimentos negativos nas horas e dias seguintes.

Pesquisadores acreditam que o resultado se soma a estudos anteriores que mostravam como o toque humano possui efeito calmante .

Abraço melhora saúde física e psicológica

O médico Michael Murphy, da CMU, revela que o entusiasmo com esse assunto fica cada vez mais evidência. Isso porque estudos sugerem que pessoas que mantêm mais contato humano têm melhor saúde física e psicológica. “Teóricos propuseram que um dos principais benefícios do bem-estar que o abraço traz é apaziguar as consequências do estresse psicológicos”, revela Murphy.

Você viu?

“Discussões repetitivas ou severas podem auxiliar no crescimento da ansiedade, da paranoia, da solidão e depressão. Se isso se acumula, pode fazer com que o indivíduo desenvolva uma doença psiquiátrica e, inclusive, tenha ideias suicidas”, enfatiza Murphy.

Leia também: Casal garante atingir orgasmo apenas abraçando um ao outro

O estudo do abraço

Pesquisadores entrevistaram 404 homens e mulheres adultos todas as noites – por 14 dias consecutivos. O assunto era sobre suas discussões, como elas foram resolvidas e como se sentiram depois.

Aqueles que se abraçaram ou ficaram de mãos dadas após a discussão relataram mais emoções positivas e menos negativas, inclusive no dia seguinte.

Leia também: Carinho dos pais beneficia a alma e o cérebro de crianças e adolescentes

Mais estudos são necessários para determinar possíveis mecanismos. Contudo, as descobertas vindas desse amplo número de amostras sugerem que um abraço consensual, apesar de ser um gesto simples, é muito eficiente na hora de demonstrar apoio para homens e mulheres sob estresse.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!