Apesar de saber que a pílula do dia seguinte deve ser tomada apenas depois da relação sexual — e só em casos de emergência —, muitas mulheres ainda têm uma dúvida bastante comum: como saber se o método fez efeito e eu não estou grávida?

Leia também: 4 situações em que você não deve tomar a pílula do dia seguinte de jeito nenhum

Mesmo depois de tomar a pílula do dia seguinte, não há garantias de que você não possa ficar grávida
shutterstock
Mesmo depois de tomar a pílula do dia seguinte, não há garantias de que você não possa ficar grávida

Para responder essa questão, o Delas conversou com o ginecologista e obstetra Ricardo Luba, especializado em reprodução humana e membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Segundo o médico, porém, não existe uma "fórmula" para descobrir se a pílula do dia seguinte  (PDS) funcionou ou não. 

"A grande questão é que quanto mais cedo você usar, maior a taxa de sucesso da PDS", afirma. O ideal é que a mulher tome em até três dias (72 horas) após a relação sexual. Estudos indicam que nas primeiras 24 horas a eficácia é maior, de 88%. 

Isso porque os hormônios em alta concentração da pílula impedem que o óvulo seja liberado e dificulta a entrada dos espermatozóides no útero. "Esse tempo de 72 horas também é quanto os espermatozóides conseguem sobreviver dentro do corpo da mulher. Isso significa que dá para engravidar mesmo dias depois do sexo", completa o médico. 

Mas e agora, como saber se estou grávida ou não? A recomendação do profissional é focar sua atenção ao ciclo menstrual. Por exemplo, se você transou sem proteção durante o período fértil — alguns dias antes, durante e depois da ovulação — há uma boa chance de ficar grávida. 

Preste atenção ao seu ciclo menstrual para entender quando há ou não a possibilidade de engravidar
shutterstock/canva
Preste atenção ao seu ciclo menstrual para entender quando há ou não a possibilidade de engravidar


Você viu?

Leia também: Como a pílula anticoncepcional e do dia seguinte influenciam o ciclo menstrual?

"No caso de quem tomou a pílula, a melhor forma de descobrir a gravidez é esperar a data da menstruação", afirma Ricardo. Ele diz que existe a chance de ter um sangramento dias depois de você ter tomado a PDS, mas que não é o sangue menstrual e também não significa que você não está grávida. "Isso acontece por carência hormonal", completa. 

Mesmo no caso desse sangramento, o ideal deve ser que a menstruação venha normalmente. Se atrasar, você pode fazer um teste de farmácia ou, de preferência, agendar um exame Beta HCG para confirmar ou não a gravidez. "O resultado vai indicar positivo cerca de 14 dias depois de ocorrer a fecundação — o que não é necessariamente 14 dias depois da relação sexual".

O que fazer para prevenir uma gravidez indesejada?

Se você não quer ter um bebê deve procurar um método contraceptivo , que ainda assim não é 100% eficaz. Além da camisinha (masculina e feminina), existem alternativas para uso contínuo, como DIU, implante e o anticoncepcional. "Qualquer outro método de contracepção é melhor do que a PDS para quem não quer engravidar", comenta o médico. 

"A pílula do dia seguinte é um Anticoncepcional de Emergência, funciona como uma tentativa de não engravidar quando esses outros métodos falham, como quando a camisinha fura, por exemplo. Então, não é  ideal usar toda hora", afirma. 

Para descobrir qual o melhor contraceptivo para você, marque uma consulta e converse com o seu ginecologista. Enquanto não decidir isso, a dica é sempre andar com preservativo na bolsa.

Leia também: Transar sem camisinha antes da menstruação pode engravidar? Delas responde

Tem dúvidas que envolvem métodos contraceptivos, sexo, sexualidade ou posições sexuais? Entre em contato conosco pelo email  sexo@igcorp.com.br . Nós traremos um especialista para responder sua questão com sigilo total!

    Leia tudo sobre: gravidez

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!