Mesmo se o namoro e o noivado duraram anos e anos, no casamento tudo fica diferente. O casal passa a dividir não só a casa, como as despesas e responsabilidades, e essas mudanças podem refletir na relação. Para se moldar e adaptar a nova realidade de casado, um novo estudo indica que os parceiros passam por grandes mudanças de personalidade no primeiro ano de matrimônio.

Leia também: O amor e suas diversas formas

Nos primeiros meses depois do casamento, as pessoas podem sofre com algumas alterações de personalidade
shutterstock
Nos primeiros meses depois do casamento, as pessoas podem sofre com algumas alterações de personalidade


A pesquisa, publicada recentemente na revista Developmental Psychology, foi conduzida pelo psicólogo Justin Lavner, da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos. Ele descobriu, ao analisar 169 casais heterossexuais recém-casados, que houve uma série de similares mudanças de personalidade nessas pessoas após o casamento .

Leia também: Idosos casados há 60 anos morrem no mesmo dia e família acha que foi o melhor

A maioria dessas mudanças concentra-se em algo chamado na psicologia de "big five" (cinco grandes traços de personalidade), que envolve as seguintes etapas: abertura, consciência, extroversão, amabilidade e neuroticismo. Na pesquisa, os casais foram analisados nos primeiros 18 meses de matrimônio, e as perguntas foram destinadas a medir os níveis desses cinco traços de personalidade.  

Quais são essas mudanças? 

O estudo descobriu que tanto o homem quanto a mulher se tornaram menos agradáveis um com o outro ​​no primeiro ano de matrimônio. Também descobriu que as mulheres ficaram mais retraídas, enquanto os homens se tornaram menos extrovertidos. O ponto positivo é que as esposas ficaram menos neuróticas, enquanto os maridos tomaram mais consciência da relação e apresentaram maior estabilidade emocional.

Leia também: Garotinho faz xixi durante pedido de casamento, e vídeo viraliza

O autor da pesquisa observa  que esses resultados indicam que acontecem mudanças significativas no primeiro ano de união. O engraçado é que, de acordo com o psicólogo, os resultados foram semelhantes entre a maioria dos casais analisados – independente de idade, demografia, tempo de relacionamento, satisfação conjugal e se já são ou não pais.

Satiafação conjugal influencia 

Os níveis iniciais de personalidade, bem como as mudanças de personalidade ao longo do tempo, estão ligadas a como o casal passa a encarar essa nova realidade, já que uns se adaptam rapidamente ao casamento e outros não. "Juntas, essas descobertas indicam que as personalidades dos cônjuges recém-casados ​​passam por mudanças significativas durante os anos, e isso está associado a mudança na satisfação conjugal do casal", conclui Lavner.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!