Se engana quem pensa que os benefícios do sexo param no prazer momentâneo que as pessoas sentem quando chegam ao orgasmo. De acordo com estudos e especialistas , ter uma vida sexual movimentada exercita os músculos pélvicos – algo que é indicado para prevenir incontinência urinária e facilitar a recuperação da vagina pós-parto –, reduz níveis de estresse e ansiedade, melhora a qualidade do sono e até o sistema imunológico.

De acordo com um estudo recente, melhora na memória está entre os benefícios do sexo, mas ele não dura para sempre
Shutterstock
De acordo com um estudo recente, melhora na memória está entre os benefícios do sexo, mas ele não dura para sempre

De acordo com um estudo recente, porém, os benefícios do sexo são ainda mais extensos do que se imagina, podendo até influenciar no funcionamento do cérebro e na memória.  O levantamento em questão foi feito por pesquisadores da University of Wollongong, na Austrália, e examinou dados das vidas de 6 mil adultos com mais de 50 anos durante um período de dois anos. Após análise, a equipe encontrou uma diferença considerável entre o raciocínio de pessoas sexualmente ativas e o das que não faziam sexo.

Para o estudo, os participantes foram questionados sobre hábitos alimentares e de sono, além de detalhes da vida sexual, como a frequência com a qual beijavam e se envolviam em experiências íntimas. Além disso, eles realizaram testes de memória no início e no final do estudo, o que mostrou que as pessoas com a vida sexual mais ativa têm mais facilidade em lembrar-se de eventos recentes.

De acordo com os pesquisadores, isso acontece porque o sexo estimula a formação de neurônios no hipocampo, área do cérebro que também processa a memória episódica (acontecimentos, datas, etc). Esta não é a primeira vez que a vida sexual é associada a uma melhora na atividade cerebral , mas, agora, os cientistas também descobriram outra coisa: isso não dura para sempre. Conforme a idade avança, esse benefício do sexo deixa de fazer diferença e não previne a demência, por exemplo.

Efeitos imediatos do sexo duram mais de um dia

Além dos efeitos que manter a vida sexual ativa tem a longo prazo, há também os efeitos imediatos do sexo. De acordo com outro estudo, apesar de o ápice do bem-estar físico e emocional ser durante a relação, esses benefícios do sexo para o humor e o relaxamento se mantêm por 48 horas , tanto para a mulher quanto para o homem.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!