No programa “Altas Horas” deste sábado (21), o cantor Luan Santana e o ator Lázaro Ramos questionaram a sexóloga Laura Muller sobre a engravidar através do líquido seminal. Já o cantor Daniel levantou a questão da despreocupação que as pessoas têm hoje em dia em usar camisinha nas relações sexuais.

Leia também: Saiba quais são os principais mitos sobre engravidar

Luan Santana tira dúvidas nos
Reprodução/Globo
Luan Santana tira dúvidas nos "Altas Horas" sobre o risco de engravidar na pré-ejaculação e Laura Muller responde

A pergunta inicial foi feita por uma pessoa da plateia e o tema despertou o interesse dos convidados. O líquido seminal é um líquido pré-ejaculatório que o homem solta antes da ejaculação em si. Laura explica que é possível sim engravidar com essa gotinha, pois ali já pode conter espermatozoides.

Curioso, Luan Santana questiona como dá para engravidar com esse líquido se ele não esguicha e a sexóloga fala que ele pode ser liberado no início da penetração ou perto da vagina e assim pode escorrer por dentro do canal vaginal.

Leia também: 13 curiosidades sobre o sêmen que você precisa saber

Isso comprova que uma técnica conhecida como pull-out – que basicamente é quando o homem tira o pênis de dentro da vagina pouco antes de ejacular – não elimina as chances da mulher ficar grávida.

Engravidar pelas coxas 

Lázaro Ramos fala sobre a
Reprodução/Globo
Lázaro Ramos fala sobre a "coxinha", quando o homem ejacula na coxa da mulher, e pergunta se é verdade que dá para engravidar


Lázaro Ramos também quis entrar no assunto e levantou a questão da “coxinha”, que é quando o casal está em um momento íntimo e o homem ejacula na coxa da parceira, sem haver penetração. Laura fala que também é possível que a mulher fique grávida dessa forma e a explicação é que por diversos motivos e fatores, o espermatozoide pode acabar chegando ao canal vaginal.

Uso do preservativo é fundamental 

Aproveitando o assunto, Daniel expõe que quando surgiu o HIV havia uma comoção e uma preocupação em se prevenir, mas ele acredita que hoje as pessoas estão mais despreocupadas. A sexóloga concorda e diz que a população está mais desprendida porque atualmente há medicamentos que tornam boa a qualidade de vida de um portador do vírus do HIV.

Daniel levanta a questão da importância do uso do preservativo nas relações sexuais para prevenir as DTS/Aids
Reprodução/Globo
Daniel levanta a questão da importância do uso do preservativo nas relações sexuais para prevenir as DTS/Aids


Entretanto, Laura alerta que não é fácil viver com o vírus e aconselha usar camisinha em todas as relações, seja ela oral, anal ou por penetração vaginal. A proteção é de extrema importância porque sem ela você pode facilmente contrair uma DST, que são transmitidas por fluidos corporais como o sêmen.  

Além de usar o preservativo , é preciso ter claro como ele deve ser colocado para não oferecer riscos. Primeiro abra a embalagem da camisinha com os dedos, não use o dente ou coisas cortantes. Depois, no caso do preservativo masculino, o homem deve colocar com o pênis ereto e apertar a ponta para não acumular ar, só então ele desenrola. Após ejacular, é preciso tirar com o pênis ainda ereto, isso evita que líquido escorra ou vase.

Leia também: Camisinha: você sabe mesmo usar direito?

A prevenção é o segredo para o sexo seguro, só assim o casal evita engravidar e também contrair as temidas DTS e o vírus do HIV – que possui tratamento, mas não a cura.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!