Quem nunca apagou todas as fotos com o ex das redes sociais depois do término? O cantor The Weeknd, por exemplo, excluiu todas as pistas de que teve um relacionamento com Selena Gomes de seu Instagram. Ao mesmo tempo, ela parou de seguir o ex nas redes sociais. E se você acha que isso faz parte do drama, os pesquisadores de duas universidades americanas mostram que não é bem assim. 

Leia também: Será que amizade com ex-namorado funciona?

Selena Gomez e The Weekdn são o exemplo de casal que excluiu as fotos com o ex das redes sociais depois do término
Reprodução/Instagram
Selena Gomez e The Weekdn são o exemplo de casal que excluiu as fotos com o ex das redes sociais depois do término

O professor Jesse Fox, da Escola de Comunicação da Universidade Estadual de Ohio, e o professor Robert S. Tokunaga, do Departamento de Comunicologia da Universidade do Havaí, pesquisaram sobre os efeitos do término nos parceiros. Os dois chegaram à conclusão de que se livrar das fotos com o ex é uma maneira muito mais saudável de superar o fim do relacionamento, especialmente na era das redes sociais. E aqui estão os motivos:

1. Olhar para as fotos pode fazer você esquecer o motivo do término

De acordo com Fox, a parte mais difícil de estar nas mídias sociais é que todo o relacionamento se torna muito público durante o tempo que o casal está junto, até mesmo as situações que deveriam ser privadas. "Tudo o que você faz será analisado ou interpretado por pessoas de maneiras diferentes", afirma. 

Assim, não apagar as fotos das redes pode levar a um "maior sofrimento sobre a separação, mais sentimentos negativos, mais desejo sexual, mais saudade do ex e menor crescimento pessoal ". E mesmo que você tenha parado de seguir a pessoa em todas as plataformas, manter essa memória em destaque não te faz nenhum favor — mesmo que o filtro da foto esteja perfeito e a imagem deixe seu feed perfeitamente sintonizado. 

"Você tem um maior desejo de estar de volta no relacionamento porque está olhando os melhores momentos", diz o pesquisador. "Você está obtendo essa visão 'cor rosa' de como era seu relacionamento, e se você estiver constantemente se lembrando disso, será mais difícil seguir em frente."

2. Isso obriga você a lembrar o quanto todos os outros também amaram vocês como um casal

Sim, aquela foto da viagem que você e seu ex fizeram pode até ser mais popular do Instagram, mas isso não significa que ela tenha que ficar à mostra. A pesquisa afirma que, mesmo que seja difícil evitar que outras pessoas tenham lembranças do seu relacionamento, isso não é positivo para você ou para eles.

"Ver os comentários e curtidas de amigos, da família do seu parceiro, ou de pessoas que você nem sabia antes de conhecer seu então namorado também pode ser realmente estressantes na sequência de uma ruptura", explica o professor.  

Leia também: Pesquisa aponta motivos para continuar e que levariam ao  término da relação

3. Futuros parceiros podem sentir que você ainda tem sentimentos pelo ex

De acordo com Fox, quando você mantém fotos de um relacionamento antigo, isso fica bastante visível para os potenciais futuros parceiros. Mesmo que a ruptura tenha sido há muito tempo e a decisão de acabar tenha sido de ambas as partes, seu novo crush pode se preocupar quando vir fotos de você e seu ex publicadas há apenas alguns meses.

4. Isso torna muito fácil se render à tentação de vasculhar a vida do ex

Mesmo se você não segue mais seu ex no Instagram para se poupar das atualizações inesperadas sobre as novidades na vida dele, lembre-se que ele está apenas a um clique de distância. Se vocês ainda estiverem marcados nas fotos um do outro, fica ainda mais fácil e tentador clicar para ficar sabendo de tudo que está acontecendo na vida dele recentemente.

"É facilmente acessível, ainda mais de você sai e bebe dois copos de vinho no happy hour e toda informação está bem na sua mão, a qualquer momento". Assim, o pesquisador recomenda tomar o passo extra de excluir temporariamente os aplicativos de redes sociais do celular depois do rompimento. O trabalho de organizar tudo de novo pode ser recompensador. "Você deverá reinstalar os aplicativos, entrar, lembrar sua senha e, no momento que concluir todas s etapas, espero que tenha processado o rompimento e adquirido um pouco de consciência sobre a situação."

Por enquanto, se ainda estiver em dúvida sobre o que fazer, é mais fácil apenas bloquear o ex em todas as redes sociais

5. Se o seu ex é uma pessoa legal, ele vai entender o motivo de você fazer isso

Se o seu ex é capaz de ter uma empatia básica, ele não vai priorizar a aparência do relacionamento passado sobre suas necessidades emocionais. "Tenha uma conversa sobre isso, talvez seja melhor parar de se seguir o outro por um tempo. E então, quando você superar o término e não estiver mais ruminando o relacionamento, pode fazer essa conexão novamente."

E se o seu ex é o tipo de pessoa que poderia mostrar seu perfil para todos os amigos e se vangloriar sobre como você deve estar chorando por ele porque excluiu as fotos: parabéns, você desviou de um tiro. Mais um motivo para remover tudo o que tiver a ver com ele de seu telefone e da sua vida.

Leia também: Por que é difícil esquecer um amor? Veja 15 dicas para tornar isso mais fácil

6. Não há nenhuma boa razão para não

Se você acha que pode querer olhar as fotos novamente algum dia, você sempre pode salvá-las em um pen drive ou em alguma pasta no computador e esquecer delas por um tempo. "Não é que ele necessariamente tenha que desaparecer, você só precisa dele fora da sua linha de visão todos os dias se quer superar o fim do relacionamento", explica o professor.

Ao escolher manter as fotos com o ex em seu perfil — algo que você sabe que vai verifica várias vezes ao dia — está escolhendo também parar no tempo.  Apenas siga em frente! 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!