Fazer sexo, principalmente quando há orgasmos envolvidos, libera alguns hormônios ligados à sensação de bem-estar. Com a endorfina e a oxitocina (dois desses hormônios) agindo, é natural que as pessoas tenham vontade de ficar juntinho do parceiro ou da parceira. Segundo alguns estudos, esse momento faz com que o casal fique bem próximo, mas convenhamos: esse momento normalmente envolve calor e suor, tornando compreensível que, para muitos, ficar de conchinha ou abraçadinho após uma transa não parece uma boa opção.
O contato físico, porém, não é a única coisa que ajuda a aproximar os parceiros. Segundo um estudo publicado no início deste ano pelo periódico “Personality and Social Psychology Bulletin”, conversas casuais após a transa são mais responsáveis pela felicidade do casal do que o ato sexual em si. Segundo Rebecca Hendrix, psicoterapeuta holística consultada pelo veículo “Cosmopolitan”, quando duas pessoas fazem sexo , é como se estivessem dentro de uma bolha, e que qualquer coisa que promova uma conexão entre os dois “fortalece” essa bolha. Veja quatro atividades que não envolvem a conchinha, mas te ajudarão a se aproximar do parceiro ou parceira:
1. Fique na cama
Mesmo que vocês não fiquem abraçadinhos, permanecer na cama após o ato sexual e aproveitar as sensações boas de forma confortável também é algo que aproxima o casal. De acordo Rebecca, os dois podem, por exemplo, usar o momento para ler algo ou assistir a um programa de televisão, apenas aproveitando a companhia um do outro.
2. Faça uma maratona de séries
Segundo um estudo intitulado “Let’s Stay Home and Watch TV” , publicado recentemente no periódico “Journal of Social and Personal Relationships”, assistir a uma série junto do parceiro ou parceira promove uma aproximação entre eles, não em razão do conteúdo que eles estão consumindo, mas dos papos que a atividade costuma promover. É, pelo visto discutir qual será o destino de Jon Snow em “Game of Thrones” pode ter um efeito parecido com o daquele chamego.
3. Use o momento para conversar
Rebecca também defende que esse é um ótimo momento para ter uma boa conversa com o parceiro ou com a parceira porque não há distrações. Após transar, as pessoas costumam ficar mais vulneráveis, favorecendo a sinceridade. Sendo assim, vale desde bater um papo "cabeça", falar sobre o relacionamento ou apenas conversar sobre o que vocês acabaram de fazer.
Leia também: Dez coisas que você precisa saber antes de tentar fazer sexo no banho
4. Partiu banho!
Ao mesmo tempo em que o suor pós-sexo não é um fator convidativo para a conchinha, ele torna o momento ótimo para um banho. E por que não fazê-lo em casal ? Banhos são algo íntimo e compartilhá-lo com o parceiro ou parceira pode fazer com que ambos se sintam realmente próximos.